OBRIGADO MEUS AMIGOS PELO 13, QUE VENHA 2014!

Êta ano agitado esse 2013! Pelo menos para mim assim o foi.
Um ano de caídas e levantadas.
Iniciei o Reveillon em João Pessoa tropeçando, mas levantando, era o prenúncio de muita agitação, muita confusão, encontros e desencontros com gente nova e com gente das antigas. O carnaval em Olinda pareceu não ter o mesmo gosto, uma aura de comida ruim, de bebida estragada, de peixe espinhoso mal moqueado. Na Semana Santa reencontrei Araceli, uma portenha mui amiga de Aparecida que veio nos visitar, rimos muito, fomos ao aniversário do amigo Zé Paulo, que mora no paraíso em Barra de Cunhaú e aí, naquele sete de abril, num domingo ensolarado,mergulhei para a beira da morte. Bati a cabeça na areia do fundo do canal do Rio Curimataú. Durante dois infinitos minutos vi se esvair a vida aos 51 anos. Mas os anjos não deixaram.
Um anjo bêbado me tirou da água e pensando que estava me afogando (quase acerta, pois mais uns segundos e eu começaria este processo), quis fazer compressão torácica. Outro anjo que estudou as ciências da saúde – até hoje não sei se era médica, enfermeira ou fisioterapeuta – correu e pediu que não o fizesse, pois poderia ter batido a cabeça e seria prejudicial a coluna cervical. Salvou-me da paralisia. O anjo Bertone Marinho – vereador em Natal- que treinava com sua lancha no canal me transportaria da Barra para o continente, onde outros anjos já haviam chamado a ambulância da SAMU. Aparecida estonteada avisa a Fátima Fonseca (anjo que nos acompanha há alguns anos) que vai ao hospital de emergências Walfredo Gurgel, que salva nas primeiras duas horas e a partir do sexagésimo-primeiro minuto começa a matar de infecção hospitalar. Os blogs noticiavam que eu ficara tetraplégico. Na verdade tive uma contusão na medula entre as cervicais 2 e 5.
Os profissionais são excelentes e fazem o impossível para salvar vidas, mas moribundo é esse sistema da saúde pública brasileira. Felizmente a Petrobrás tem um plano de saúde que me permitiu ir a um hospital com condições e ótimos profissionais, a Casa de Saúde São Lucas. Ah! Como dei trabalho a Aparecida, Paulo César, Ana Paula e aos enfermeiros e auxiliares durante 33 dias. Mas como recebi amigos, telefonemas, mensagens. O Deputado companheiro Mineiro, desde as primeiras horas esteve à beira do leito, confortando Apa e me dando força. Os amigos Franci e Fábio, a companhia de Aracely, que mesmo depois de retornar a Buenos Aires contatava diáriamene. Eternamente grato a minha incansável cunhada Shirliane e a seu companheiro Walter, a Bebé, Lucicleide, Ana Guimarães, Zé Luís, Madenny, Olívia, Evanílson, ao casal Sueldo- Adriana que estiveram todos os dias dando força, aos da família Moura (ô família arretada), que foram ao hospital rezar, contar piadas, apertar meus pés e mãos para diminuir as câimbras. As presenças da política -Deputada Fátima, a vice-prefeita e ex-governadora Wilma, Hugo Manso, Hermano Morais, George, Bertone Marinho, Eraldo, Rildo, Olavo, deslocavam papo para o que gosto de debater- política- e faziam o tempo passar. Dezenas de companheiras e companheiros, telefonemas e mensagens fizeram tempo passar.
Do leito hospitalar vibrei em 5 de maio com meu Botafogo campeão carioca. E então criei coragem para ficar de pé. Agradeço a todos os que me possibilitaram voltar a andar, em especial a médicos, enfermeiras, auxiliares e aos fisioterapeutas aqui há um anjo que destaco – a Nyara Barbosa Pessoa.
Tudo era redescobrir. Reaprender a andar, levar a colher à boca e até mesmo poder entrar no meu próprio quarto após dois meses de ausência.
Do leito vi as manifestações de junho que quase derrubaram o governo Dilma. Era tudo muito confuso: direita, esquerda, black-blocks, assaltantes e uma vontade louca de mudar os rumos do país. Meu retorno às ruas se deu em junho quando fui a uma manifestação na Av. Roberto Freire, reencontrei o amigo-companheiro Tárcio e a galera do Levante Popular da Juventude. Senti que a cura estava próxima, que derrotara os agouros ruins.
Agosto foi o mês da alegria de receber meus pais Victor e Silésia, de irmos a São Miguel do Gostoso, de retomar a pisar na praia, oito intensos dias de emoção com meus octogenários velhos que tudo me deram na vida.
Em setembro consegui retornar a produzir. Meu projeto sobre grafeno foi classificado no START-UP Brasil da FIESP e viajei com Apa para São Paulo, rumo a uma Feira de empreendedorismo, onde me emocionei com a força do SENAI e a capacidade de mobilizar jovens em torno da inovação –essa é a saída para combater a alienação das drogas e da TV. Não ganhei o prêmio, mas o que ganhei valeu pela retomada da vida. DILMA responde às manifestações e recupera a popularidade, a direita se desespera. A arrogância da elite médica reage aos profissionais cubanos e ataca o governo petista.
Recomecei a estudar na pós-graduação da UFRN, onde temos excelentes colegas de turma e gente com experiência empreendedora sobrevivendo a um capitalismo cada vez mais monopolista.
Volto ao trabalho em novembro, ainda claudicando, mas retorno ao cotidiano no CTGAS-ER e apoiando Apa e Shirliane na CONORTE. Voltei ao Frasqueirão para ver meu ABC vencer 6 partidas seguidas e afastar o fantasma do rebaixamento. Pouco participei das eleições diretas do PT-RN, mas tentei construir uma solução para unificar o partido na confusão do final da apuração. Senti a prisão dos Zés Dirceu e Genoíno, bem como a do cabra macho Delúbio que segurou a República. A arrogância dos togados ataca o governo petista.
Em dezembro, na sexta-feira 13, na porta de casa, retornando do lindo show da potiguar Roberta Sá – que deixou Apa superfeliz – vinha outra porrada. Um boy a 120 km/h entra na traseira de minha camionete, alavancando-a e fazendo tombar ficando com as rodas para cima. Não fosse o santo cinto de segurança, estaríamos muito machucados ou até mortos. Assustada, Aparecida consegue sair do carro, mas e eu? Teria comprometido a coluna novamente? Conseguiria sair sem me contundir?
Fui para o hospital, tudo OK no ANO 13!
13 do Botafogo campeão, 13 do PT e da confusão, 13 da sexta-feira de dezembro de 2013 quando me assustei e assustei a amigos e parentes. Mas 13 que vivi, sobrevivi e fiquei paralítico nem me paralisei. Obrigado amigos anjos, vocês me fizerem chegar ao último dia do ano em condições de brindar a chegada de 2014.
Que venha o carnaval, a Copa do Mundo, os protestos anti-Copa e as eleições. O quadro é alvissareiro para os setores progressistas, humanistas, otimistas, abecedistas, botafoguenses, neymarzistas, petistas. Dá-lhe DILMA que em 2014 é o 13 de novo, nossa estrela vai brilhar novamente!

Um comentário :

Anônimo disse...

The portugee economy is in the toilet, and droves of it's citizens are fleeing to neighboring Spain to work just to put food on the table! Those who don't go to Spain are swimming, or jumping on bannana boats to go to Angola or Mozambique just to sell their body for cod to feed their families. The slightly better off portugee are flying to Brasil to live in a favela that is much better than the poor, decrepid conditions they live in now; at least here they can eat.

The portugee are an ignorant bunch stuck in a mental time-warp that only focus on a national soccer team that has never won a single Euro or World Cup and "how" good things were in the distant past rather than focusing on their now deteriorated, non-existant economy, and how bad things really are today.

This is "why" they can't seem to see the log stuck in their eyes but see the splinters in everybody elses eyes. I do find it ironic that they are racist toward Spain, Angola, Mozambique and Brazil only to later go look for a better life in these countries!!

-------------------------------------

informacion do putugal?

HTTP://PEDROMILLAN.BLOGSPOT.COM/

*portugal is a shit country! DO NOT VISIT PORTUGAL! Those people are anti-Spanish and Brazilian, Mozambican and Angolan Racists!