Voto aos 16

Últimos dias para tirar o título de eleitor

Caros amigos deste blog, como muitos de nós ainda lembram, o direito ao voto aos 16 e 17 anos foi uma importante conquista dos movimentos sociais – sobretudo juvenis – que lançaram ampla campanha por ocasião da Constituinte. Portanto, o voto aos 16 – além de uma possibilidade de ampliar a influência dos setores progressistas ampliando seu eleitorado – é o exercício legítimo e necessário de uma conquista que não se deu sem muita luta.

O último para jovens que completam 16 ou 17 anos até o dia 03 de outubro – para os quais o voto é facultativo – é o dia 5 de maio, próxima quarta-feira. A juventude petista e de outros partidos da base aliada, como também importantes entidades como a UNE e a UBES, organizam até quarta diversas mobilizações visando ampliar o número de jovens aptos a votar na próxima eleição.

A importância fundamental disso está no fato que em nossa sociedade o voto é o momento central da manifestação política individual, e um amplo contingente de jovens votando significa a ampliação do espaço desse segmento na política nacional. Portanto, tirar seu título é mais que fazer valer seu direito; é afirmar a presença e a importância políticas da juventude brasileira; é ocupar um espaço que a outras gerações de jovens custou muita luta.

Um comentário :

Anônimo disse...

o ministerio da saude eo governo do estado iniciaram um projeto em 2008 onde o objetivo é fazer a doação de ortese e protese, neste caso cadeiras de roda, e o estado enfim enviou a cada região do estado as cadeiras de roda, Caicó por ser municipio polo foi escolhido como local para entrega de 70 cadeiras para pacientes de toda a região, ai o atual secretário informou a população que ele eo prefeito haviam compro as cadeiras para doar isto é ultrajante, pois fazem politicagem ilusoria traves de pessoas realmente debilitadas, das 70 cadeiras 10 foram para pacientes de caico as 60 para pacientes de varios municipios da região