Redução da Jornada de Trabalho

Mais empregos, maior qualidade de vida

Há exatos 78 anos, Getúlio Vargas decretava a jornada de trabalho de 8 horas para os trabalhadores da indústria. De lá pra cá, com muitas lutas, conquistas e revezes, os trabalhadores elegeram um dos seus à Presidência da República e agora lutam pela redução da jornada semanal pra 40 horas.

As centrais sindicais e os estudiosos que analisam a propostas apontam que a redução da jornada sem redução de salários geraria milhões de novos postos de trabalho, bem como fortaleceria o mercado interno, gerando ainda outros tantos empregos indiretos.

A proposta ganha corpo na sociedade; foi a pauta central das mobilizações do 1º de maio em todo país, puxada por centrais como a CUT e a CGTB. O crescimento econômico do país e seu desenvolvimento tecnológico devem visar – no fim das contas – a melhoria da qualidade de vida da população. Portanto, a redução da jornada sem redução de salários é um dos temas mais relevantes do Brasil contemporâneo e é importante que – como se fez no último 1º de maio – seja debatido.

Nenhum comentário :