“O PT-RN tem peso suficiente para enquadrar os governadoráveis?”

Cara jornalista Thaisa Galvão,

Desde que assumi a presidência do PT-RN tenho mantido uma relação respeitosa com a imprensa. Sabedor sou de que o seu blog é um instrumento pessoal, porém, como tem patrocínio público (do governo do estado), fui instado por alguns filiados do partido a esclarecer alguns pontos da sua postagem de 24/08/2009 “O PT-RN tem peso suficiente para enquadrar os governadoráveis?” já que a senhora escreveu “Essa eu não entendi foi de jeito nenhum.” Vejamos os itens:

1- A Senhora afirma que “o PT do Rio Grande do Norte, que não tem um vereador – tinha 2 mas perdeu – só tem um deputado estadual e uma federal, não tem candidato a governador, não tem candidato a senador... Se acha no direito de sabatinar em sala com portas fechadas os pré-candidatos ao governo da base aliada governista?”

Um esclarecimento preliminar: o PT-RN tem 52 vereadores, 4 prefeitos, 8 vice-prefeitos, um deputado estadual, uma deputada federal e 9700 filiados. Ainda não definimos se teremos candidato a governador ou a senador, pois nosso diretório estadual aprovou que nossa estratégia eleitoral para 2010 é ampliar o palanque presidencial da candidatura do PT em nosso estado.

Nossa iniciativa de conversar com os pré-candidatos ao governo do estado que se reivindicam da base aliada foi elogiada pelos próprios.

É sim um direito de qualquer partido conversar com quem poderá vir a ser seu candidato em 2010, não sei qual é a sua falta de entendimento. Essa quem não entendeu fui eu, quer dizer que não temos o direito de saber as proposições dos pré-candidatos?



2- A Senhora pergunta: “Foi Lula, por acaso, quem determinou?”

Não, foi uma iniciativa nossa, mas se fosse ele que determinasse, consideraria também uma boa iniciativa, como as inúmeras que o governo por ele liderado tem e que recebe aprovação de 80% da população.



3- Os comentários “E os pré-candidatos vão se ajoelhar diante do minúsculo PT potiguar? E os pré-candidatos vão se ajoelhar diante do minúsculo PT potiguar? Vão mesmo pedir a bênção ao pequeno partido? Por quê? Será que para ter o apoio do Planalto, tem que ser aprovado primeiro pelos petistas norte-rio-grandenses? Sei não... Fazer prova oral, etc.”



São comentários de baixo nível e extremamente tendenciosos, refletem uma postura arrogante e antidemocrática da senhora. O que queremos conversar com os pré-candidatos é público, senhora jornalista, e se resume em quatro pontos: a) Quais as propostas principais que sua eventual candidatura pretende apresentar; b) com quais partidos e setores sociais? c) Como avalia as pré-candidaturas a presidência e qual a posição em relação à pré-candidatura do PT? d) Como será a relação com o PT e os movimentos sociais em um governo comandado por este pré-candidato.

Os comentários da senhora rebaixam a discussão e visam diminuir nossa proposta.

O PT fala em nome do PT, de um partido que quando lançou candidaturas majoritárias em 2002 teve 220 mil votos para Senador e mais de 150 mil votos para o governo do estado, uma quantidade que, caso venha a ser mantida, poderá ajudar na eleição de governador e de senador.

Nas eleições de 2006 a governadora Vilma entendeu esta situação, incompreendida pelo senador Garibaldi. Poderemos estar juntos no mesmo palanque vitorioso em 2010. Temos menos votos que o PSB e o PMDB, mas nos desprezar pode ser um erro.

Finalmente, espero que possamos ter uma comunicação respeitosa entre o nosso partido e a senhora, para que possamos ajudar nosso povo a encontrar as melhores soluções para os problemas. Por isto espero ter publicada minha posição, mas isto sei, fica a critério da senhora.






--
Com meus cumprimentos,
JOSÉ GERALDO PINTO - Presidente do PT-RN
http://geraldaopt.blogspot.com/

Nenhum comentário :