AVANÇAR NO PROJETO DO BRASIL QUE DÁ CERTO(1)

Reproduzo em tópicos o texto da Tese que assino para o Processo de Eleições Diretas do PT
O GOVERNO LULA ESTÁ MUDANDO O BRASIL
1. Após quase sete anos de nossa grande vitória em 2002, podemos afirmar claramente que o governo Lula orientou o projeto de desenvolvimento do país na direção oposta dos governos neoliberais. Fortaleceu o Estado, no que se refere tanto ao planejamento quanto à indução do processo de desenvolvimento. Valorizou o trabalho e os trabalhadores, promovendo distribuição de renda, ampliando direitos sociais, dialogando com suas entidades representativas e criando espaços institucionais nos quais sua participação foi valorizada e respeitada.
2. A força e a amplitude das transformações promovidas por nosso governo desde janeiro de 2003 não seriam as mesmas sem o PT. O Partido dos Trabalhadores, desde a sua fundação, luta pela superação das desigualdades, pela ampliação da democracia, pela construção de um país mais justo e soberano. O PT não sucumbiu ao canto daqueles que pregaram o fim da história e o fim da política e que, sem nenhum pudor, admitiram que milhões de brasileiros estariam irremediavelmente apartados do crescimento econômico e de uma vida digna. O PT em seus 30 anos de existência foi fundamental para denunciar as desigualdades e a exclusão, o autoritarismo, os ataques aos direitos humanos e sociais. O PT nesses anos formulou um programa para o país tendo como ponto de partida o socialismo democrático. Constituiu-se, por seu compromisso com a justiça, a liberdade e a autodeterminação dos povos, em referência para a esquerda mundial, particularmente na América Latina, onde tem empenhado o melhor de seus esforços visando à integração regional.
3. O Brasil nos últimos sete anos mudou e se desenvolveu. Muito antes da crise atual, o governo Lula tratou de fortalecer o Estado brasileiro. Interrompido o processo de privatizações, patrimônios nacionais como a Petrobras, o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal retomaram seu papel crucial para o desenvolvimento do país. Interrompido o processo de desmonte da máquina pública, inúmeros concursos para admissão de novos servidores foram realizados e intensificaram-se as políticas de recuperação salarial.

Nenhum comentário :