geração de empregos

Saldo de junho é 300 mil novos empregos!

Mais uma marca quebrada pelo governo petista de Lula: em junho, foi registrada a criação de 309.442 postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É o maior índice desde 2003, quando os atuais parâmetros de medição foram adotados, mas provavelmente não se via algo desse porte há algumas décadas. O saldo de empregos em junho foi 48,85% maior do que o recorde obtido anteriormente para o mesmo mês, verificado em 2004 com 207.895 postos.

O ministro Carlos Lupi subiu a previsão de geração de empregos para 2008 de 1,8 milhão para 2 milhões. No acumulado do ano, o Caged soma 1.361.388 empregos. O número é 24,47% superior ao recorde anterior, que era de 2007 (1.095.503 postos de trabalho). Ele declarou que o “recorde é explicado por vários fatores. Primeiro porque o Brasil é um celeiro de produção agrícola no mundo. Quando você tem algum efeito da inflação no aumento dos papéis do setor agrícola, você também tem aumento da lucratividade porque nós somos um grande exportador desses mesmos papéis”, analisou .

Os resultados da economia têm demonstrado a eficiência e o acerto da política econômica do governo federal. Tendo em vista que os empregos gerados em grande parte são ligados direata ou indiretamente às obras do PAC, a perspectiva é que gerem um ciclo virtuoso, abrindo bases para o fortalecimento da indústria e aquecendo o mercado consumidor e de quebra alcançando um controle inflacionário invejável por grande parte das nações de economia consolidada.

Nenhum comentário :