Os ventos do norte – começa a batalha final

Barack Obama deu início hoje à sua campanha para a presidência norte-americana, assumindo-se pela primeira vez como candidato do Partido Democrata, em carta aos apoiadores de sua candidatura. Na mensagem ele declarou – em tom seguro – que a partir de terça os democratas saberão quem é seu candidato e que agora é hora de enfrentar John McCain.

Terça-feira próxima, encerram as primárias que elegem os delegados à convenção nacional democrata. Obama tem estimados 198 delegados de vantagem sobre Hillary; só lhe falta mais 47 delegados para que atinja a marca de 2.026, que garante sua vitória. No entanto, Clinton permanece em sua atitude de não reconhecer a derrota. O papel da ex-primeira-dama nestas prévias tem contribuído para o fortalecimento do candidato republicano, que entra na campanha com grandes desvantagens, carregando nas costas a péssima avaliação do governo de Bush 2º; apoiadores da senadora chegam a declaram voto em McCain, sendo confirmada a indicação de Obama.

Esses movimentos e o jogo da dinastia Clinton mostram o quanto incomoda a possibilidade de vitória de Barack Obama. Quanto mais as dinastias norte-americanas o combatem, maior se prova o valor de Obama, representante de uma esperança mundial no avanço da paz, da tolerância e da democcracia.