A necessária Reforma Política no Brasil

O debate ético está no centro da política nacional há anos. Contudo, pela forma com que é tratado por setores da grande mídia, comumente ele não passa da retórica à ação, limitando-se ao papel de munição contra eventuais adversários.

Devemos valorizar a grande atenção que o governo Lula tem dispensado à transparência da administração pública. Afinal, nunca se viu tamanha abertura e dedicação tão intensa na apuração dos fatos e na divulgação dos mesmos. Diversas CPIs foram abertas, inclusive algumas – as motivadas – com apoio do próprio governo. Essa ação positiva do governo federal no sentido de que se investigue e apure as denúncias é inédita na história de nosso país. Mas quando o governo tenta dar passos ainda mais expressivos esbarra na oposição dos conservadores, muito ligados aos métodos coloniais de política.

O grande passo que acena o governo – passo que poria o combate à corrupção e a defesa da democracia em novos patamares – é Reforma Política. O financiamento privado das campanhas eleitorais é uma mazela que descamba na corrupção e na promiscuidade entre o público e o privado; o troca-troca de partidos, descaracterizando-os e relegando a política programática ao papel de coadjuvante da pragmática; esses são equívocos de nossa democracia que devem ser corrigidos.

Em nosso 3º Congresso Nacional, decidimos que o PT lutaria pela realização de uma constituinte exclusiva para a realização da tão necessária e salutar Reforma Política. A partir da próxima semana, a Secretaria Nacional de Mobilização do PT estará disponibilizando para todos os municípios as folhas do abaixo-assinado pela realização de um plebiscito pró-constituinte. É a hora de novamente fazermos a diferença e realizarmos o verdadeiro e significativo combate à corrupção, atacando-a em suas raízes. Nossa ética se constrói com participação popular e democracia.

Nenhum comentário :