Paraguai: Conheça os candidatos à Presidência e suas propostas

por Ana Luiza Zenker, da Agência Brasil.

Brasília - Sete candidatos disputam a Presidência do Paraguai nas eleições gerais do próximo dia 20: Blanca Ovelar (Partido Colorado), Sergio Estigarribia (Partido Humanista Paraguaio), Fernando Lugo (Aliança Patriótica para a Mudança), Lino Oviedo (União Nacional de Cidadãos Éticos), Pedro Fadul (Partido Pátria Querida), Julio Cesar Benitez (Partido dos Trabalhadores) e Horácio Perrone (Movimento Teta Pyahu).

Desses, apenas três têm chances de ganhar a eleição, segundo pesquisas divulgadas no país, com destaque para os dois primeiros colocados até agora, Fernando Lugo e Blanca Ovelar.

Além do presidente, serão eleitos 45 senadores, 80 deputados, 18 parlamentares do Mercosul, 17 governadores e mais de 200 representantes nas juntas departamentais. Confira abaixo os perfis e principais propostas dos três presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas.

Fernando Lugo - Candidato pela Aliança Patriótica para a Mudança (APC, na sigla em espanhol), Fernando Armindo Lugo nasceu em 1951, foi professor de escola pública primária e designado para a diocese de uma das regiões mais pobres do país, onde trabalhou com camponeses sem terra. Em 2006 participou da organização da Resistência Cidadã, que agrupou partidos políticos da oposição, centrais sindicais e associações civis e liderou um protesto contra o presidente paraguaio, Nicanor Duarte.

Segundo informações da página oficial da campanha da APC, os principais objetivos da aliança são “construir um estado a partir dos interesses dos cidadãos” e “impulsionar o desenvolvimento econômico com a participação da sociedade civil, do estado e do setor privado”. Entre as propostas apresentadas no programa de governo, a que mais afeta o Brasil é a promessa de pedir formalmente a renegociação dos tratados das usinas hidrelétricas de Itaipu (com o Brasil) e de Yacyretá (com a Argentina).

Lugo diz que uma das suas prioridades é aumentar a capacidade de exportação e de diversificação de produtos e mercados. Outro ponto tratado no programa é a garantia e a expansão dos direitos sociais, como educação pública de qualidade e com acesso universalizado. Também estão previstas ações relacionadas ao sistema nacional de saúde, além da criação de postos de trabalho, reforma agrária e atenção às populações indígenas.

Blanca Ovelar - Candidata pela Associação Nacional Republicana (ANR), também conhecida como Partido Colorado - que está no poder há 60 anos -, Blanca Ovelar nasceu em 1957, é a primeira mulher a concorrer à Presidência do Paraguai e também pode ser a primeira a ocupar o cargo. A ex-ministra da Educação do governo de Nicanor Duarte é orientadora educacional, psicóloga e mestre em educação.

Em sua página oficial na internet, ela coloca como objetivo terminar de uma vez por todas com a pobreza, o subdesenvolvimento e a ignorância. Assim como Fernando Lugo, Blanca Ovelar propõe a renegociação dos tratados energéticos vigentes. A candidata promete gerar empregos, impulsionando a indústria, desenvolvendo o turismo e apoiando os setores camponeses.

No que diz respeito à área social, Blanca Ovelar pretende garantir igualdade de condições na educação, assistência médica gratuita 24 horas nos hospitais públicos e fornecimento gratuito de serviços como água e energia a famílias de baixa renda, entre outras propostas. Também estão previstas ações relativas à segurança alimentar, posse de terras e respeito à cultura dos povos indígenas.

Lino Oviedo - O ex-general Lino Cesar Oviedo é o candidato à Presidência do Paraguai pelo Partido União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace). Nascido em 1943, lutou na Guerra do Chaco, contra a Bolívia, entre 1932 e 1935. Foi designado comandante do Exército do Paraguai. Comandou o golpe que depôs o governo do general Alfredo Stroessner em 1989, depois de 35 anos de ditadura. Liderou a União Nacional de Colorados Éticos (Unace), movimento interno do Partido Colorado.

Oviedo foi preso pela primeira vez em 1996, acusado de insurreição contra o então presidente, Juan Carlos Wasmosy, sendo liberado meses depois. Em 1997 foi escolhido candidato do Partido Colorado à Presidência. Teve sua prisão decretada novamente, sua casa foi invadida, segundo seu próprio relato, por “forças policiais, militares e alguns estranhos”, e teve um habeas corpus suspenso pela Justiça. Ficou preso por 30 dias e, em seguida, foi condenado a 10 anos de prisão pelo Tribunal Militar Extraordinário. Foi liberado por ordem do novo presidente eleito, Raúl Cubas, que seria seu vice na candidatura, caso Oviedo não estivesse preso.

Segundo a página oficial da candidatura da Unace, entre as principais propostas de campanha está a construção de uma rota bioceânica, que integra Paraguai, Brasil, Bolívia, Chile e Argentina. A estrada permitiria ao Paraguai ter acesso ao Oceano Pacífico e deve estimular o crescimento regional, com o surgimento de núcleos urbanos. Lino Oviedo também defende um projeto de ocupação do Chaco, que ocupa quase metade do território paraguaio, para atividades agropecuárias e agroindustriais. Ele quer ainda construir o Centro de Exposição Permanente do Mercosul e um complexo turístico na Tríplice Fronteira com a Argentina e o Brasil.

Nenhum comentário :