A MARÉ VERMELHA DO BRASIL VAI CHEGAR NO RN!

Uma onda vermelha ocupa o Brasil de Norte a Sul, de Leste a oeste, confirmando a vaga iniciada na primeira eleição de LULA para presidente em 2002, reafirmada em 2006 e consignada na eleição da presidenta Dilma em 2010.
Mas esta maré é diferente das outras três, ela se dá no pleito municipal e com diferentes partidos. Se em 2004 e 2008 a municipalização da eleição turvava a discussão sobre os projetos estratégicos, este processo caminha para um desfecho disjuntivo: de um lado aqueles que querem um projeto popular e de outro os herdeiros do neoliberalismo. Óbvio ressaltar que há variantes, entre elas a necessidade de renovação. Onde o PT está a mais tempo na prefeitura esse fator é determinante, mas não será substituído por um conservador, senão vejamos:
Comecemos pelo Sul. Na terra dos pampas, o PT se dividiu e hoje assiste a bela comunista Manuela D'Ávila (PCdoB) encarnar as bandeiras do projeto de LULA e deve ficar de fora de um segundo turno em Porto Alegre pela primeira vez desde a queda da ditadura. Mas a disputa de Manuela é com o atual prefeito José Fortunati (PDT), oriundo dos quadros do próprio PT. Polarização esta que também se dará em Caxias do Sul. A experiência com o PT na municipalidade é a mais antiga do país e parece necessitar de reciclagem. Mas a aposta do eleitorado é rumo a partidos de matrizes progressistas. Em Florianópolis, Ângela Albino (PC do B) está empatada com o candidato do PSD. Em Curitiba Gustavo Fruet saiu do PSDB para o PDT e assim recebeu o apoio do PT que indica sua vice.
No Rio de Janeiro, apesar do PT apoiar Eduardo Paes, a candidatura que galvaniza o novo e empolga “las banderas rojas” é Marcelo Freixo do PSOL. Nas Minas Gerais, o PT vai com Patrus Ananias disputar o segundo turno contra o ex-aliado Márcio Lacerda (PSB) que é afilhado do governador Aécio Neves (PSDB), e tem grandes possibilidades de vitória em Juiz de Fora e Uberlândia, onde lidera as pesquisas.
São Paulo é um capítulo a parte. O mais rico e populoso estado da federação pode estar mostrando o ocaso de José Serra, o tucano que mais enfrentou o petismo. Com o ex-ministro Hadad polarizando com Russomano, a disputa para o segundo turno bagunça o ninho tucano. Em Campinas Márcio Pochman do PT vai para o segundo turno. O PT vai sofrer ataques de todo tipo, mas deve mostrar a força de sempre com crescimento também do PC do B.
Em Salvador a polarização do PT de Nelson Pelegrino é contra o DEM do herdeiro ACM Neto, candidato a cacique e babalorixá da ultradireita do acarajé. Em Fortaleza o candidato da prefeita Luizziane (essa galega é o cão chupando manga!) já está em primeiro lugar afastando do segundo turno o DEM (que era favorito no início da corrida eleitoral).
Recife comprova o silogismo de que onde o PT governa há mais tempo acaba por se dividir pelas divergências, confundindo o eleitorado e levando-o a buscar outros caminhos que apontem a renovação dentro do mesmo espectro. Humberto Costa (PT) é vítima outra vez das querelas recifenses e nem vai ao segundo turno, mas quem deve ganhar a eleição é o PSB. Em João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) lidera a pesquisa tendo dobrado as intenções de voto em um mês.
No norte brasileiro, as duas maiores cidades apontam partidos de esquerda na disputa. Em Belém, Edmílson (PSOL) oriundo do PT deve ganhar a eleição e em Manaus, Vanessa Graziotini (PC do B) polariza com o arqui-inimigo do petismo Artur Virgílio (PSDB).
Em Goiânia, no centro oeste a disputa é entre Paulo Garcia (PT) e Isaura lemos (PC do B).
Como podemos ver, os frutos dos bons governos de LULA e DILMA começam a ser colhidos pelas forças progressistas.
Deixei por último para comentar meu terreiro (afinal sou PINTO), onde vivo, o meu Rio Grande do Norte. Em Mossoró a chapa PSB/PT com Larissa Rosado e Josivan Barbosa vai quebrar a hegemonia do DEM e acertar a cidadela de José Agripino. Na capital o crescimento exponencial de Mineiro se soma ao estancamento da candidatura do PMDB e ao declínio do candidato do PDT, estes dois últimos disputam quem é mais Alves do que o outro e ambos tiveram relação direta com a execrada pior prefeita do Brasil Micarla de Souza.
Um encontro de contas entre a consciência coletiva da maioria da cidade, que errou ao escolher Micarla em 2008. Infelizmente as mesmas elites que combateram a candidatura de FÁTIMA BEZERRA, mesmo estando em nosso palanque, agora se escondem na candidatura de Hermano Morais (PMDB) ou Rogério Marinho (PSDB/DEM). Um preconceito que uniu um cinturão midiático com a elite econômica e bombardeou o povão contra LULA e FÁTIMA, impedindo a cidade de trilhar um rumo de prosperidade com inclusão social. Infelizmente deu no que deu, o abandono completo da mais bela capital do nordeste brasileiro, numa gestão incompetente, corrupta e sem planejamento com a câmara de vereadores corrompida pela operação impacto ajudando a desgovernar.
O PT apresenta Mineiro, candidato respeitado, honesto, com vasta experiência parlamentar de vereador e deputado, onde se destaca pela densidade com que trata os temas, pela reputação ética e responsável, conhecedor dos problemas da cidade e com grande interlocução com o governo federal. Acompanhado por uma militância aguerrida e comprometida com a cidade, com a expectativa que desta vez o reconhecimento seja feito ao nosso projeto, sem arrogância mas dialogando com aquela maioria que não nos compreendeu há quatro anos atrás e se deixou levar pelo canto da borboleta.
Com a maré vermelha prestes a chegar por aqui nestes próximos 13 dias, não tenho dúvidas que Mineiro, que já ultrapassou o candidato dos MAIAS, vai passar o candidato dos ALVES do PMDB e depois enfrentar no segundo turno o ALVES pedetista com MAIAS pessebistas.
RENOVAR, INOVAR, PLANEJAR, FAZER BEM! Natal vai surfar na Maré vermelha com 0 13 Mineiro indo para o segundo turno, quem viver, verá!

Nenhum comentário :