Zygmunt Bauman: Wikileaks vai obrigar a mudar a forma de fazer política

El sociólogo Zygmunt Bauman acredita que a divulgação de documentos confidenciais por parte do portal de Internet WikiLeaks vai obrigar os governos a mudar sua forma de fazer política.

Bauman, prêmio Príncipe de Asturias de Comunicação e Humanidades 2010, deu entrevista coletiva no último dia 9 de dezembro ...após uma conferência sobre ética y consumismo.

Este pensador polonês afirmou, no entanto, que não pode prever as "conseqüências imediatas " das revelações do portal de Julian Assange, mas o que aponta é que seja "''UM TEMA MUITO IMPORTANTE QUE ESTÁ NA AGENDA DE TODOS OS GOVERNOS" e que se saberá "muito em breve" quais serão seus efeitos.

"Me interessa mais o que ocorrerá a longo prazo que o dano ou os benefícios imediatos dessas informações. Desconfio que a longo prazo vai ter conseqüências muito interessantes, que vão obrigar os governos a mudar a maneira de fazer política, também a nível diplomático, porque não se pode ir contra o desejo dos cidadão", destacou.

Bauman assinalou que um bom governo deveria fomentar a transparência, porque os segredos são sempre um ingrediente para a desconfiança, além de uma arma do poder. Coloca em xeque a existência de uma boa receita para dar resposta a todas essas situações.

"Temos o direito de demarcar a diferença entre o que deve ser do conhecido de todos e o que deve ser mantido em segredo. É um dos problemas recorrentes que temos na política e devemos pesar as conseqüências do todo", destacou.

O sociólogo assinalou que no plano intergovernamental tem sido implantadas maneiras especiais de atuar, procedimentos secretos de negociação global..

" É uma situação muito complicada
mas quando o perigo que existe para além do ganho potencial, há que se fazer a pergunta se vale a pena ou não", acrescentou EFE

Noticias EFE

Nenhum comentário :