Por que banda larga para todos

por Angelo Girotto*
Hoje pela manhã dei uma aula sobre crônica numa escola da Zona Norte de Natal. Como era de esperar, numa certa altura a conversa alcançou a internet e seus meios de interação. Pra quem deseja ler ou divulgar crônicas o melhor lugar é a rede mundial de computadores; o gênero já foi mais prestigiado. Outro caminho natural que tomou a conversa foi sobre a atividade de jornalista.

Sugeri que um bom mecanismo pra se descobrir afinidades com a área era o blogue; nele você pode escrever, receber comentários e praticar a comunicação de forma gratuita e dinâmica. O que foi surpreendente – até certa medida – é que em todas as casas dos alunos havia computador, mas conexão com a internet em apenas 6.

Não é possível hoje formar integralmente jovens sem acesso aos recursos eletrônicos que moldam nossa forma de se comunicar. Por isso é mais que urgente a popularização do acesso à internet em banda larga, umas das principais propostas de Geraldão do PT em sua campanha pra deputado federal.

O acesso banda larga disponibiliza acesso a recursos eletrônicos como vídeos, textos, músicas etc que são mais que alternativas, são os meios pelos quais o mundo passa cada vez mais a se comunicar. Excluir desse meio milhões de brasileiros é reforçar sua miséria e privá-los dos caminhos de superá-la.

Esse foi pra mim um caso esclarecedor: por falta de acesso, aqueles alunos viam claros limites a sua formação educacional, cultural e mesmo profissional. Conexão em banda larga, gratuita e pra toda a população é mais que distribuir entretenimento, é promover a inclusão social de milhões de brasileiros.

*jornalista e funcionário da Caixa

Nenhum comentário :