FUP REALIZA DEBATES SOBRE O PRÉ SAL

Seminário sobre pré-sal prossegue na segunda (16), com debates em Salvador

Imprensa da FUP (Federação Única dos Petroleiros)

Nesta segunda-feira, 16, a cidade de Salvador, na Bahia, sediará mais uma edição do seminário "Pré-sal e a nova lei do petróleo: desafios e possibilidades", realizado pela MGiora Comunicação e pela Petrobrás, com apoio da FUP. O tema desta quarta etapa de debates será geração de emprego e renda no Brasil, a partir da exploração do pré-sal. Com o objetivo de ampliar e fortalecer a discussão sobre a importância estratégica do pré-sal para a soberania nacional, o seminário tem contribuído para a divulgação da proposta de legislação construída pelos movimentos sociais para garantir o controle estatal e social sobre as reservas de petróleo e gás natural. O debate tem sido feito a partir de diferentes temáticas e já foi realizado em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Etapa Espírito Santo

No Espírito Santo, o público lotou nesta quarta-feira, 11, o auditório do hotel que sediou o seminário na região central da capital capixaba. Estudantes, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, sindicalistas e trabalhadores das mais diversas categorias participaram desta terceira etapa de debates, que abordou os impactos do pré-sal no desenvolvimento econômico e regional. O secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Márcio Felix, o economista e técnico do Dieese, Henrique Jaguer, e o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, ressaltaram a importância estratégica do pré-sal para a geração de empregos e renda, ampliação de políticas sociais e redução da pobreza. A jornalista Isabella Lamego, editora de economia do jornal Tribuna do Espírito Santo, mediou os debates.

O representante do governo capixaba, Márcio Félix, destacou que o Espírito Santo já é um estado pioneiro na produção do pré-sal e frisou a importância da Petrobrás como operadora única destas jazidas. "Além de evitar que as multinacionais controlem um recurso estratégico como este, a Petrobrás tem compromisso com o desenvolvimento do país, gerando empregos e distribuindo renda. Só aqui no Espírito Santo, a expectativa é de criarmos 50 mil empregos até 2014, a partir da exploração do petróleo do pré-sal", ressaltou.

O economista Henrique Jaguer ressaltou que o pré-sal poderá fazer do Brasil uma potência, em termos sociais e econômicos, ao tornar-se um dos maiores produtores mundiais de petróleo. "A exploração terá que ser feita de forma criteriosa e estratégica, para que estas reservas não se esgotem", destacou, lembrando que 87% da energia consumida no mundo vêm de matrizes não renováveis, como petróleo e gás natural.  

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, destacou a luta da Federação para impedir a privatização dos campos terrestres de produção, na votação e aprovação do projeto de capitalização da Petrobrás. Moraes frisou a importância do veto do presidente Lula, que atendeu o pedido da FUP e garantiu a continuidade dos investimentos da Petrobrás nos campos terrestres, que, no caso do Espírito Santo, têm grande impacto na geração de renda e empregos para a região.

Etapa Bahia

Para o seminário da Bahia, cuja temática será geração de emprego e renda na era do pré-sal, foram convidados o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochman; o Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos; o economista Gabriel Kraychete, professor da Universidade Católica do Salvador e pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho; o presidente da CUT Bahia, Martiniano José dos Santos Costa; o economista e técnico do Dieese, Henrique Jaguer; e o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes. Os debates serão mediados pelo jornalista Gerson Brasil, editor de economia do jornal A Tribuna da Bahia.

O seminário terá início às 14 horas, no Hotel Deville, em Itapuã (Rua Passárgada, s/nº). Como nos eventos anteriores, o debate contará com a participação de trabalhadores, estudantes, movimentos sociais, acadêmicos, especialistas e representantes do poder público.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet www.mgiora.com.br/petroleodobrasil-ba,por telefone (11) 3885-0183 ou através de-mail petroleodobrasil@mgiora.com.br.  

A série de debates propostos pelo seminário "Pré-sal e a nova lei do petróleo: desafios e possibilidades" será encerrada no final de agosto, em Santos, no litoral de São Paulo, onde serão discutidas perspectivas, propostas e projetos para a região, em função da exploração de produção do pré-sal.

Nenhum comentário :