Ensino técnico

Ocorre paralelamente ao Fórum Social Mundial o Encontro Nacional de Escolas Técnicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a UBES. O encontro acontece num momento de ascensão do ensino técnico do país. Esse é o grande êxito e o grande desafio do movimento.

O movimento estudantil se organiza pra debater os rumos de suas ações num momento em que suas reivindicações históricas foram atendidas pelo governo Lula. Contra o fim do ensino técnico, vimos a enorme expansão da rede de Institutos Federais. O fim do ensino médio nas instituições deu lugar à contratação de novos professores e ampliação das vagas. Agora, a candidata Dilma, nossa candidata, propõe a implantação de um Instituto Federal em cada cidade com mais de 50 mil habitantes. Será um salto gigantesco.

Por isso os estudantes estão reunidos em Natal. É hora de dar novas diretrizes e compreender o novo momento. Como disse um dos representantes presente ao evento é muito melhor reavaliar quando se está vencendo. E no governo Lula, a pauta histórica do movimento estudantil foi muito vitoriosa.

Nenhum comentário :