Uma homenagem a Ruy Pereira

Os companheiros do PT pela Base lançaram nota em homenagem a Ruy Pereira, companheiro de longa data falecido num trágico acidente automobilístico. Ruy foi uma dessas pessoas que marcam onde quer que passem, e ele marcou o PT e a política do RN.

Transcrevo abaixo a íntegra da nota.

“Com honestidade e competência a gente pode construir um futuro melhor”

O PT pela Base rende suas homenagens ao grande lutador do povo Ruy Pereira

Com essas palavras o companheiro Ruy Pereira abrilhantou seu último discurso público, quando anunciava a abertura de mais dos muitos centros profissionalizantes dos quais foi responsável por abrir no estado do Rio Grande do Norte. Foi candidato ao Governo do Estado pelo PT em 2002, assessor do Ministério da Saúde, secretário da Saúde e da Educação no Governo do Estado do RN. Sobretudo, foi um grande combatente da causa popular, um homem identificado e comprometido com seu povo, um líder que terá preservado seu rico legado de luta, competência e honestidade.
Em missa pelos 30 dias de seu desaparecimento, os familiares, seus filhos Arthur e Eliza, prestaram-lhe merecido tributo, relembrando de sua trajetória, que merece ser contada a todos e resgatamos aqui.

Paraibano, Ruy viveu sua infância na cidade potiguar de Lucrécia com os pais Maria de Lalá e José “Peba” dos Santos, ela agricultora, ele sapateiro; ainda vivam na mesma casa os irmãos Ary, Jaime, Fernando, Eliza e Miguel.

Honestidade e competência foram marcas de Ruy Pereira em vida, e junto a sua grande combatividade são seu legado para as gerações futuras agora que o perdemos. Ainda aos 17 anos Ruy já se engajava nos movimentos sociais. Foi presidente e tesoureiro da histórica UEC – a União Estudantil Caicoense e também da Casa do Estudante. Passou ainda pelo movimento estudantil universitário, sempre ocupando papel destacado, pondo-se à frente das principais lutas, foi um exemplo de dedicação no movimento juvenil potiguar.

Ruy Pereira formou-se em Medicina no ano de 1978.um ano depois já era professor da Faculdade de medicina da Universidade Federal do Pernambuco. Por seu papel de destaque, foi convidado pelos órgãos de classe médicos a assumir a direção regional do que hoje é a Fundação Nacional de Saúde, exercendo a função de 85 a 89. Sua passagem pelo órgão deixou uma proveitosa herança: sistema sanitário renovado e democratizado – via-se em seu trabalho a grande preocupação com a população excluída.

Na década de 90 ainda foi secretário adjunto de Saúde em Recife e vereador na cidade de Serra Negra do Norte. Seu brilhante mandato parlamentar rendeu-lhe a eleição pra prefeito em 96, sendo o primeiro militante de esquerda a governar uma cidade potiguar em décadas. Vale ressaltar que durante todos esses anos, enquanto construía uma carreira sólida e respeitada e desempenhada com honestidade e competência diversas funções pública, Ruy nunca se afastou das lutas populares, estando sempre ao lado do povo trabalhador na construção de um futuro melhor.

Em seu mandato de prefeito ele modernizou o município e promoveu inéditos avanços sociais. Sua atuação forte e empenhada na busca de fornecer a todos – sobretudo aos mais humildes – saneamento básico e dignidade reduziu drasticamente os índices de mortalidade infantil no município.

Outro grande feito de sua vida pública deu-se em sua passagem pelas secretarias da Saúde e da Educação. Na primeira, foi responsável pela ampliação, modernização e democratização da rede pública de saúde no estado. Na segunda, promoveu uma verdadeira revolução. Efetivou o Plano de Cargos e Salários, aprovou mais de 300 projetos em diversas áreas, deu condições de funcionamento a centenas de escolas estaduais, manteve diálogo sério e respeitoso com os movimentos sociais e deu o maior salto da história do ensino profissionalizante do RN, abrinda uma dezena de Centro de Educação Profissional e praticamente outras duas de mini-centros. Em seus últimos meses de vida essas eram duas de suas grandes preocupações: erradicar o analfabetismo e incluir os jovens no mercado de trabalho com dignidade e melhores condições.

Ruy foi sempre junto de seu povo, e a serviço desse povo viveu e morreu. Não apenas fará falta aos muitos que o amam, como a toda sociedade, que perde um de seus maiores entes, esse homem dedicado à causa de um mundo melhor. O PT pela Base presta aqui sua homenagem ao grande homem Ruy Pereira, manifesta seus sentimentos aos familiares e conclama toda a sociedade potiguar a manter vivo o legado desse companheiro inestimável.


Clique aqui e acesse a biografia de Ruy Pereira que foi publicada por seus familiares.

Nenhum comentário :