PAC 2

Serão R$ 40 bi em saneamento básico

O PAC está prestes a completar seu primeiro mês; lançado no último dia 29, prevê – além da construção de 6 mil creches em todo país – investimentos de 40 bilhões em saneamento básico.

No Brasil contemporâneo, mais de 80% da população tem acesso a água potável, contudo, o número cai pela metade quando se trata de coleta de esgoto. Nosso país tem ampla tradição de notáveis sanitaristas que já apontaram para o ciclo vicioso que surge em torno das condições precárias de moradia e educação e prejudicam a saúde pública e todos os setores da vida nacional.

O montante de recursos destinado ao saneamento básico é inédito no Brasil, mas ainda insuficiente. Os especialistas da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades apontam que no ritmo atual – imensamente superior ao precedente – ainda levaremos 2 décadas pra atingir o saneamento pleno.

Aos críticos dos “altos gastos do governo” resta admitir a desistência de inclusão da grande maioria da população ao acesso aos serviços básicos, pois todos os estudos e pesquisas apontam que a real necessidade do país está na ampliação desses investimentos. A política de investimentos em saneamento básico reforçada no PAC 2 vem pôr o Brasil no caminho da superação dessa mazela histórica vergonhosa e tão nociva.

Nenhum comentário :