Eleições presidenciais

Guerra dos números

Talvez por ver perdida a guerra de números principal – aquele que aborda os índices de crescimentos e inclusão social, os avanços da educação, da saúde, habitação e tantos outros – os tucanos resolveram abrir nova trincheira: a guerra das pesquisas de intenção de voto.

Este blog apontou desde cedo que a vantagem de Serra sobre Dilma desmoronaria assim que o debate eleitoral entrasse na ordem do dia. E como fizemos uma análise série, com base no momento histórico do país (não os exercícios de adivinhação de muitos comentaristas da grande imprensa), acertamos. Todas as pesquisas mais recentes apontam as distintas trajetórias de Dilma e Serra: Dilma sobe, Serra cai.

Esse movimento tem sido tão sólido e vigoroso que chegamos às vésperas do prazo limite para desincompatibilização dos que possuíam mandato e desejavam disputar a presidência com a sensação de que Serra talvez nem renunciasse pra se lançar candidato pelo PSDB. Analistas especulavam, as pessoas conversavam sobre o assunto e Serra permanecia vacilante. Há poucos do data decisiva, o candidato neoliberal concedeu à Bandeirantes entrevista onde de forma acovardada pela primeira vez em semanas confirmou que seria candidato.

Pois em meio ao desalento tucano, surge a Datafolha com seus números milagrosos, apontando queda de Dilma e ascensão de Serra. Todos sabemos os impactos na arrecadação e no entusiasmo dos apoiadores da direita que teria uma nova confirmação das tendências que todas as outras pesquisas apontaram. E logo no momento crucial, a Folha tira da manga uma pesquisa que na sua versão oficial “reflete exclusivamente o momento e necessariamente não contraria a tendência”.

Novas pesquisas são aguardadas pra breve, e tudo indicam que – exceto as alinhadas ao destempero numérico – confirmarão a ascensão de Dilma e o declínio de José Serra. Aí, como explicarão os números que foram divulgados? Na linha de dizer que a pesquisa reflete um momento específico acusarão o país de ter vivido – por 2 dias – momentos de loucura?

Nenhum comentário :