Sobre a pesquisa do Ibope

Boa análise da pesquisa desta semana saiu no blog do Zé Dirceu. Leiam abaixo:

Candidatura Dilma consolidada
Publicado em 17-Mar-2010
ImagePesquisa CNI/IBOPE divulgada hoje confirma o que vem sendo detectado sucessiva e rotineiramente por todas as sondagens nessa temporada eleitoral: a candidata do presidente Lula, do governo, PT e aliados, ministra Dilma Rousseff cresce e se consolida e o da oposição, governador José Serra (PSDB-DEM-PPS) continua em queda em relação ao patamar atingido nos levantamentos de opinião pública no início do processo. Nessa CNI/Ibope, Dilma salta de 17% (na pesquisa anterior) para 30% e sua diferença para Serra, que tem 35% (já atingiu 38% antes) praticamente desaparece.
Image
Fonte: CNI/Ibope


Pesquisa CNI/IBOPE divulgada hoje confirma o que vem sendo detectado sucessiva e rotineiramente por todas as sondagens nessa temporada eleitoral: a candidata do presidente Lula, do governo, PT e aliados, ministra Dilma Rousseff cresce e se consolida e o da oposição, governador José Serra (PSDB-DEM-PPS) continua em queda em relação ao patamar atingido nos levantamentos de opinião pública no início do processo.

Nessa CNI/Ibope, Dilma salta de 17% (na pesquisa anterior) para 30% e sua diferença para Serra, que tem 35% (já atingiu 38% antes) praticamente desaparece. Conclusão dos analistas de sondagens: a preferência pelo nome de Dilma se acentua à medida que ela se torna mais conhecida - e ainda é grande o percentual de eleitores que a desconhecem - e que o eleitor sabe que ela é a candidata do presidente Lula.

Na pesquisa anterior CNI/IBOPE, de dezembro, só 32% dos entrevistados disseram conhecer a petista bem, ou mais ou menos. Nessa, esse índice sobe para 44%. Os outros dois candidatos, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e a senadora Marina Silva (PV-AC) não saem do lugar. Ou melhor, ele caiu de 13% na anterior para 11% agora e ela empacou nos 6%.    
Dilma já ultrapassa Serra inclusive na pesquisa espontânea - ela já está com 14% contra 10% dele. Os resultados de hoje evidenciam, assim, o movimento de queda da candidatura tucana detectado por todos os outros institutos, e de consolidação do nome de Dilma.

Aprovação a Lula, de novo bate recorde

Chama a atenção nessa pesquisa, de novo, a avaliação positiva recorde do governo do presidente Lula. Sua gestão é considerada de forma positiva agora por 75% da população brasileira, três pontos percentuais acima dos 72% que manifestaram a mesma posição em novembro do ano passado. Só 19% dos brasileiros avaliam sua administração como regular, e 5% como ruim ou péssima.


Também a aprovação pessoal ao presidente Lula, o apoio da população a ele se manteve estável e altíssimo - 83%. Nessa CNI/IBOPE, somente 13% dos brasileiros disseram desaprová-lo e apenas 4% não souberam ou não quiseram responder.

Considerando a análise dos especialistas, de que a intenção de votar na ministra sobe à medida que os eleitores sabem que ela é a candidata do presidente Lula, esses percentuais explicam as razões do crescimento de seu nome.

Nenhum comentário :