nos melhores cinemas

Lula, o filho do Brasil

Com pré-estreia nos festivais de cinema de Brasília e Natal, o filme Lula, o filho do Brasil conta uma parte da vida de nosso presidente que muitos desconhecem. De Garanhuns à presidência da república, ele foi um dos muitos retirantes que batalharam por um emprego e condições de sobrevivência no centro-sul do país.



O roteiro do filme é baseado no livro homônimo da jornalista Denise Paraná, que foi sua tese de doutorado em história na USP. A autora justifica a escolha dizendo que a trajetória de Lula coincide com a história do Brasil, sendo um exemplo de como se desenvolveu e onde chegou o país.



O filme retrata a vida de Lula até seus 35 anos, quando perde a mãe. Mais que pretender expor suas opiniões políticas, a história apresenta o ser humano que forjou o líder, o trabalhador que teve em sua mãe o grande exemplo do valor de seu povo.



Para quem como eu já a oportunidade de conviver com Lula, fica claro que os realizadores acertam ao perscrutar os aspectos humanos mais sensíveis de nosso presidente. O grande êxito de seu governo se deve em grande parte à capacidade de compreender as necessidades e potencial do povo que governa. Lula é um filho desse povo.



A mídia conservadora - como de rotina - já trata de rotular e manchar o filme antes mesmo de sua estreia, que se dará em janeiro em todo país. Numa entrevista em que a apresentadora Marília Gabriela tentou acuá-la sobre um possível uso político do filme, a atriz Glória Pires - que interpreta a mãe de Lula - disse que o tema do filme era natural, já Lula é "uma liderança mundialmente assediada e possui um história importante".



A revista Veja vez mais uma das suas, acusando - em matéria de capa - o filme de ser um panfleto áudio-visual. Comentaristas comprometidos com o atraso se revezam no papel de atacar a película. Assim reagem os opositores do presidente.



Na esteira do reconhecimento internacional de suas qualidades como estadista, a grande imprensa nacional tratou de lançar mão de seus antigos expedientes. A Folha publicou um artigo indigno de Cezar Benjamim; colunistas trataram de incrementar a boataria com novas barbaridades.



Mas o fato inegável, é que a biografia de Lula - mais que um trunfo de seu governo - é um orgulho pra nosso país. As tentativas vãs de manchá-la esbarram na imponderabilidade dos fatos. Lula é o filho do Brasil; um arquétipo da dignidade, força e potencial de nosso povo.

7 comentários :

FIALHO disse...

se a coligacao pt fosse feito de Lula, Geraldao e Fatima o Brasil mudaria de senario. Mas endicar o raimundo glauco nao sei nao viu? pensa ai geraldao, vai sujar a nossa coligacao. geraldão, endicar raimundo glauco é sujeira para coligação pt. esse dai nao paga os salarios em dia a seus empregados e nem para multa diaria por atraso. se voce fosse experto nao indicava nao. em salvador e em natal ele tem empresa a glauco informatica e os empregados dele nao receberam o salario, nem o imposto de renda e nem as ferias e nem os vale alimentacao. estao programados para dia 28. E o natal? se ele faz isso com os funcionarios meu amigao geraldao, vai fazer com o povo tambem. averigue a ficha do raimundo glauco antes de endicacao.

CAVALVANTI disse...

conheça tambem o novo blog do xereta. muitas novidades.

http://xereta2.blogspot.com/

CAVALVANTI disse...

vamos fazer uma parceria eu coloco um link do seu blog no meu blog e voce coloca um link do meu.

abraço XERETA

http://xereta2.blogspot.com/

GERALDO PINTO disse...

Meu caro FIALHO, os comentários que você faz contem acusações fortes que precisam ser comprovadas.
Conheço a Glauco Informática, visitei a empresa em Salvador, é um caso de sucesso, possui um software chamado SD 2000, o único em meio-ambiente, saúde e segurança, que é reconhecido pelas maiores empresas do Brasil: Petrobras, Vale, Odebrecht, entre outras, com desenvolvedores e profissionais de altíssimo nível que estão muito satisfeitos. Os produtos da Glauco Informática estão no mercado há mais de dez anos, você acha que o mercado manteria estes produtos de uma empresa que não pagasse seus colaboradores?
Além disso, vivemos num ambiente de ampla democracia no país e as questões trabalhistas podem ser denunciadas ao sindicato da categoria e constituídos advogados para os processos trabalhistas, aconselho que se você tem alguma denúncia desse tipo, faça a Delegacia Regional do Trabalho. As informações que possuo de Glauco relevam seu caráter de um empresário sério, honesto e de sucesso.

Anônimo disse...

AAAAA

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL! Meu Caro Fialho, a notar pelos erros de sua redação seu nome deveria ser era FIASCO!

Quando se referir a Homens da Categoria de um Glauco deve pensar duas vezes; Destratar um companheiro que só tem ajudado ao Partido, é prestar um deserviço ao próprio PT; Há anos ajudando e fortalecendo o partido ele só tem contribuído para o crescimento do PT; O partido necessita firmar-se como um instrumento de opção política forte em nosso Estado e deixar de ser mera legenda a serviço de políticos tradicionais que necessitam ser estirpados da nossa política; Pessoas pobres de espírito como o prezado, devem avaliar melhor o que diz e o que faz ao invés de tecer comentários infundados que não levam a nada, utilizando-se de um veículo da responsabilidade do companheiro deste blog; O PT necessita é crescer em nosso Estado e sair do mesmismo. O nome do companheiro Glauco só enobrece e engrandece o Partido que precisa crescer, pois não se admite que um partido que tem um Presidente com a popularidade como a do Lula, não consiga aumentar a sua representatividade em nosso Estado, isso, é resultado de pessoas não informadas e de pouca visão... É hora de pensar positivo e de vislumbrar novos horizontes, estão aí bem postos nomes para o crescimento, como o do Geraldão e do Glauco, os quais se somados aos de Fátima e Mineiro poderão dar outra vida fortalecendo o partido. Dito isto, deixo o resto para a sua meditação.
(Expedito Gomes)

Anônimo disse...

É isso ai meu caro companheiro, o negócio é pensar no partido e deixar as ofensas de lado. Vamos fortalecer o partido, é isso que nos interessa, o resto é FIASCO.

FELIZ 2010!!!

Aparecida