democratizar os meios de comunicação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta segunda-feira (14), na abertura da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), a responsabilidade de todos em produzir um documento que atenda a maioria da população brasileira. "É preciso extrair a essência. A sociedade brasileira anseia pela democratização dos meios de comunicação. A nossa tarefa é tirar o melhor documento que a sociedade já foi capaz de produzir", defendeu.

Para o presidente, é hora de estabelecer novas relações e de apontar novos caminhos. Para tanto, lembrou, é preciso que todos estejam irmanados com o mesmo sentimento e disposição a fim propor alteração, principalmente na legislação que "está ultrapassada".

De acordo com Lula, a Conferência deve cobrar debate público e transparente sobre a questão, principalmente dos postulantes à Presidência da República. Segundo ele, os candidatos devem se pronunciar sobre o tema de forma a expor ao País as ideias e convicções que defendem.

Segundo Lula, a 1º Conferência Nacional de Comunicação está sendo realizada “sob o signo da liberdade de imprensa” e que a melhor forma de combater o mau jornalismo é a ampliação da liberdade de imprensa. O presidente disse ainda que a imprensa é livre e reafirmou compromisso que sempre teve com a liberdade de expressão.

No entanto, fez questão de lembrar que muitas vezes a imprensa despreza os fatos, publica inverdades, dissemina calúnias. "A verdade é que os leitores, ouvintes, telespectadores sabem separar o joio do trigo. As críticas são implacáveis e severas à manipulação. Nada melhor para reparar os excessos cometidos pela imprensa que a própria liberdade de imprensa", lembrou.

da ABr

Nenhum comentário :