Lula é o estadista do ano

Nesta quinta-feira Lula receberá do Real Instituto de Assuntos Internacionais do Reino Unido o prêmio de “Estadista do Ano”. Não somos apenas Obama e eu que achamos Lula o cara, se vê.


O Brasil – no governo Lula – acentuou o importância de presença internacional com uma atuação corajosa, coerente e muito eficiente. Tornou-se um líder mundial, aglutinando países até então desprestigiados no cenário global, articulando-os e dando-lhes um destaque inédito na história diplomática.

Essa atuação foi muito clara e seus efeitos visíveis. O governo de Lula forçou mudanças nos cenário político mundial, gerando abertura e diálogo; combatendo barreiras ao desenvolvimento dos “países em desenvolvimento”, atuando contundentemente contra draconianas barreiras comerciais que perpetuam a desigualdade.

Mesmo no caso de Honduras, o Brasil foi determinante. Analistas deslumbrados com os EUA – sempre a postos pra enaltecer a superioridade do império ante a colônia – entraram em êxtase com o acordo articulado por americanos em Honduras. Esquecem-se que sem a participação efetiva do Brasil e sua posição firme em defesa da democracia, nada disso teria acontecido. Todos nós sabemos como a inteligência americana trataria do assunto sem a clara pressão brasileira. Mas todos também sabemos que o que falta a estes analista não é discernimento, mas sim algo eles nunca tiveram...

Nenhum comentário :