cresce o emprego com carteira assinada

O Ministério do Trabalho acabou de divulgar que foram gerados 1.163.607 novos empregos com carteira assinada no Brasil, de janeiro a outubro deste ano. Em ano de recessão econômica mundial, um número surpreendente até mesmo pros que sabemos da grande fase que vive o país.

Há de se investir ainda mais pesado na indústria de base, pois o crescimento industrial – e já ficou provado – acarreta em crescimento nos demais segmentos.

Mas também há de se investir em tecnologia. Um bom caminho é atual expansão da rede de escolas técnicas e tecnológicas. Porque os grandes desafios de nossa nação requerem mais ocupação da mão-de-obra (apesar disto já ser um gigantesco avanço ante a destruição nacional que vivemos na década de 90); precisamos agregar valor ao trabalho brasileiro.

Vejamos o exemplo da Petrobrás. Líder mundial no segmento, abriu novas dimensões à produção petrolífera e ao futuro energético do Brasil, através da exploração em águas profundas. Quanta pesquisa, quanto trabalho da mais alta sofisticação científica e tecnológica foi necessário pra se chegar a este patamar? Esse é o exemplo que o Brasil deve seguir.

Nenhum comentário :