Obama é Nobel da Paz

Este blogue foi um atento observador participativo da última campanha presidencial norte-americana. Muito nos empolgou a possibilidade – vista na época como utopia, por muitos – da eleição de homem que, não apenas negro, advinha de fora do centro tradicional das elites ianques que sempre governaram aquela que ainda é a maior nação do mundo.

Obama traz ao planeta a possibilidade de novos protagonistas no cenário político; possibilidade que na América-latina assumiu enormes proporções a partir da eleição de Lula, com representantes indígenas, operários e femininos na presidência de diversas nações.

O Nobel da Paz ganho por Obama é retrato desse momento. Ainda que fosse apenas um símbolo concedido a um homem que é símbolo; ainda que se trata-se apenas de dizer ao mundo que é possível, já seria importante. Mas é mais importante que isso e a trancos e barrancos abrirmos caminho pra um outro mundo, melhor, que, sim, é possível e nós podemos.

Um comentário :

João Guilherme disse...

Interessante a diferência entre o Obama e Lula, Obama está tentando resolver o problema sa seguridade dos Estados Unidos, em quanto o Lula está enterrando cada vez mais os aposentados e pensionistas do Brasil.

Vocês acreditam que o Lula vai fazer o seu sucessor, no caso a Dilma?
Sinceramente eu não acredito, sabe por que? Porque Ele está fazendo com os aposentados, pior do que o Fernando Henrique fez no seu Governo.
Agora o Fernando Henrique vinha de uma classe média alta, não tinha nenhum compromisso com os pobre e nem com os aposentados e pensionistas. Agora o Lula, veio de uma classe pobre e usou os pobres e os aposentados e pensionistas para se eleger, você ver na Internet milhares de vídeos Ele prometendo recuperar as aposentadoria, acabar com o fator previdenciário, e o que ele fez ao ser eleito, criou o reajuste da aposentadoria diferenciado do reajuste do salário mínimo e com isso Ele acabou de enterrar os aposentados e pensionistas.
Mas Ele esquece que nós somos 8,2 milhões de aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, isso, sem contar com esposa,filhos,noras,genros, netos que já votam, amigos e futuros aposentados. Esse percentual de 8,2 milhões vai passar tranquilamente dos 30 milhões e numa eleição majoritária pode definí-la. E sabe quando o Lula vai fazer o seu sucessor nunca, como o Fernando Henrique não conseguiu, por ter feito o fez com os aposentados.
Visite o meu blog http://blig.ig.com.br/jgrsmaia