Nosso grande desafio

Um em cada cinco potiguares é analfabeto. São – precisamente – 20,74% da população de nosso estado aqueles que não sabem ler ou escreve um simples bilhete. Os dados do IBGE são alarmantes, mas apenas refletem uma triste e duradoura realidade nacional – a exclusão social se manifesta sobretudo na exclusão dos filhos dos trabalhadores da sala de aula.

Os dados são da mais recente pesquisa do IBGE, divulgada na semana que se encerrou. Contudo, o IBGE apontou que o índice, nos últimos 8 anos, diminui não só no RN, mas em todo país. Não por mera coincidência, essa queda no analfabetismo se dá exatamente no período que corresponde aos dois mandatos de Lula. Mas ainda há muito o que fazer.

A gigantesca expansão do ensino profissionalizante – só no RN chegaremos a 11 unidades do IFRN – e crescente valorização profissional de nossos professores tem sido marcas do governo petista. Temos ciência da enorme mazela que constitui o analfabetismo e do imenso desafio que é e ainda será por algum tempo, superá-lo.

É dentro dessa realidade que Lula apontou os caminhos da regulamentação da exploração do pré-sal declarando que a riqueza dela oriunda deve servir primeiramente pra pagar a enorme dívida social que nosso país tem com seu povo. Que os milhões de barris de petróleo que extrairemos de Tupi, Caramba, Júpiter e tantos outros campos, que essa riqueza de nosso solo sirva pra acabar definitivamente com esta vergonha nacional e humana que é o analfabetismo. E isso agora depende nós, sabemos. Arregacemos as mangas, pois.

Um comentário :

val soares disse...

sem sombra de dúvida, este é o grande desafio de todos que sonham com um país mais justo.