Conversa com Severine Macedo da Juventude Petista

P – Qual o seu entendimento sobre a crise econômica mundial?

Está colocando em cheque o modelo neoliberal. O estado agora para eles, passa a ter a função de salvar os dominantes, isto mostra por um lado a capacidade que a direita tem de refazer seus pressuposto. Por outro lado, mostra as dificuldades da esquerda se unificar organizadamente.

O Brasil mostra outra saída com o governo LULA, mas a divisão da esquerda impede a resposta unitária dos trabalhadores.

P – Como esta crise se reflete na juventude?

Quem está na ponta da lança sofre primeiro, basta ver os índices de demissões, de não inserção no mercado de trabalho e o aprofundamento da violência entre os jovens.

Não conseguimos ainda criar uma política pública de inserção da juventude, não há ainda uma unificação de políticas estruturais. Precisamos aprofundar e qualificar as boas iniciativas deste governo e a juventude é um segmento que tem que protagonizar este novo modelo de país que estamos construindo. Para isso tem que ter o compromisso intergeracional das outras gerações que hoje dirigem politicamente o partido e o país.

P – Como você vê o nome de DILMA ROUSSEF para suceder LULA?

R- DILMA- tem história na esquerda brasileira, é mulher que se fortaleceu pela sua trajetória, é qualificada, tem conteúdo e reúne todas as condições para dar continuidade ao projeto inaugurado no governo LULA. Ela construiu seu nome dentro do governo, mas ela tem que se aproximar mais do partido e dos movimentos sociais.

P – Um recado para a galera da juventude petista potiguar

JUVENTUDE PETISTA: Vivemos a partir do CNJPT um novo momento: deixar de ser UM SETORIAL PARA construir uma organização mais forte da juventude dentro do partido. Esta organização deve ter como meta que o reconhecimento pelo PT do caráter estratégico da juventude na sociedade. Isto significa ser uma aposta política do partido.

Precisamos ampliar a participação da juventude nos espaços decisórios contribuindo para dar continuidade ao projeto do PT para país e fortalecendo o diálogo com a juventude brasileira.

Galera, temos vários avanços mas não podemos ficar no gueto. Temos que pautar o partido, o governo e a sociedade do papel estratégico que a juventude tem na construção de suas bandeiras e políticas, na maior integração da esquerda e nas respostas à crise econômica mundial.

Ocupar mais espaços nas chapas de todas as tendências, ampliando nossa capacidade de intervenção no próprio partido. Um abraço a todos!

Nenhum comentário :