CONVERSA COM GEGÊ

Aproveitando os intervalos da reunião da direção Nacional do PT, conversei com alguns dirigentes setoriais, o primeiro foi o Luiz Gonzaga da Silva (Gegê) da CMP- Central de Movimentos Populares.

Gegê tem um irmão famoso ( o cantor e compositor nordestino Chico César), paraibano de Catolé do Rocha, é um dos coordenadores da Central de Movimentos Populares (CMP), conheça mais sobre a CMP no link http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=3289&Itemid=238

P – Qual o seu entendimento sobre a crise econômica mundial?

GEGÊ- Diferente de muita gente, penso que a crise é muito séria. LULA disse que seria uma marola, não concordo. A crise é séria, e não podemos fazer recair os prejuízos sobre as costas dos trabalhadores.

É uma crise sistêmica, não é uma crise apenas do modelo neo-liberal, é uma crise do capitalismo, que não acabou nem acabará sem que haja uma luta de classes para se contrapor a ele.

P – Como se dará a superação desta situação sob o ponto de vista dos trabalhadores e do povo mais empobrecido?

GEGÊ- Somente a unidade das organizações em defesa dos trabalhadores pode propiciar a superação da crise. Mas no Brasil, se deu o contrário. Assistimos à divisão do movimento sindical em várias centrais para disputar o dinheiro do trabalhador.

Precisamos organizar os trabalhadores de forma não setorizada, a esquerda brasileira deve muito por essa dispersão. É preciso a unidade da esquerda brasileira.


P – O Fórum Social Mundial tenta cumprir esse papel, como você viu o recente Fórum de Belém (2010)?

GEGÊ- O FSM foi muito ruim, foi mais uma forma de gastar muito dinheiro para pouco retorno, tinha muita gente passeando e pouca resolução. O conjunto da sociedade: - partidos, sindicatos, ONGs – não se unificou e a participação da população local foi muito pequena, muita gente não sabia o que estava acontecendo.

P – Fale sobre DILMA ROUSSEF, ela deve ser a candidata do PT para suceder LULA?

GEGÊ- DILMA deve ser a candidata por duas razões: está preparada e é uma mulher guerreira. DILMA é histórica para a luta da esquerda neste país, pegou em armas para enfrentar a ditadura, conhece o governo e sabe quem são os verdadeiros aliados históricos dos trabalhadores. O PT deve começar imediatamente o debate, fazê-la candidata e botar o bloco na rua.

P – A militância petista gostou muito de sua passagem por Natal em 2007. Deixe uma mensagem aos companheiros do PT e do Movimento Popular no RN.

GEGÊ- Desejo retornar o mais breve possível ao RN e debater sobre as formas de organização do movimento popular, visando aglutinar além do movimento pela moradia, outros movimentos populares como mulheres, GLBT, negros, juventude, meninos e meninas de rua, etc. Um abraço a todos e muita Luta!

2 comentários :

mo.rafaella@gmail.com disse...

É uma pena o que as autoridades tem feito aos movimentos populares quando caçam os seus líderes. Acredito que seja necessário o maior apoio possível, não só ao Gegê, por se encontrar nessa lamentável situação, mas também aos movimentos sociais populares.

Anônimo disse...

[url=http://buyxanax860.webs.com/]order generic xanax[/url]
[url=http://buyxanax209.webs.com/]buy xanax australia[/url]
[url=http://buyxanax975.webs.com/]buy xanax online express shipping[/url]
[url=http://buyxanax859.webs.com/]fake xanax bars gg249[/url]
[url=http://buyxanax872.webs.com/]can you buy xanax cancun[/url]
[url=http://buyxanax948.webs.com/]order xanax without rx[/url]
[url=http://buyxanax117.webs.com/]buy xanax in canada[/url]
[url=http://buyxanax450.webs.com/]order xanax online without script[/url]
[url=http://buyxanax642.webs.com/]best place order xanax online[/url]
[url=http://buyxanax280.webs.com]buy xanax online us pharmacy[/url]
[url=http://buyxanax780.webs.com/]buy xanax cod delivery[/url]
[url=http://buyxanax216.webs.com/]buy green xanax bars[/url]
[url=http://buyxanax207.webs.com/]xanax no prescription paypal[/url]