FEVEREIRO, TEM CARNAVAL! E O PT COMPLETA 29 ANOS!

Os primeiros trinta e um sóis de 2009 se foram.
A posse de Obama deu o tom da esperança de superar a mais grave crise da história do capitalismo. O Fórum Social Mundial em Belém tem boicote da mídia. Os analistas lagartixas (só sabem balançar a caneça para o que vem do hemisfério norte) desprezam o que vem do norte brasileiro.
O pior é que a queda de wall street deixo-os desnorteados (desculpem o trocadilho) e eles propõem mais do mesmo. Dizem que a solução é mais capitalismo, mais "mão invisível do mercado", ausência do estado na economia, desregulação econômica. Mas na hora da crise, dão vivas ao socorro da mão visível do estado que são os governos e os governantes. O Fórum de Belém aponta os rumos do Desenvolvimento com inclusão social, da transparência e da democracia.
Democracia não só representativa, de eleições, mas democracia participativa, PARTICIPA e ATIVA, com inclusão social.
Fevereiro traz em seu décimo dia a celebração do aniversário de uma ferramenta importante para a democracia brasileira desde 1980: O PT.
Fundado em 10/02/1980, traz em sua origem as organizações da esquerda brasileira que resistiam à ditadura militar, o movimento operário organizado do ABC paulista,os intelectuais e artistas, as comunidades eclesiais de base das igrejas católica e luterana (sim os luteranos tinham organização de base, pelo menos em Belém, onde eu vivia à época). Mas também, lembram sempre os professores Luiz Dulci e Marco Aurélio Garcia, hoje ministros de nosso governo LULA, que haviam os progressistas oriundos do MDB (entre eles o Eduardo Suplicy e o Airton Soares).
Muito me orgulho destes dias. Em Belém do Pará, militava no movimento estudantil. Recém-saído do Movimento Eclesial de Base João XXIII (juntou quase todos os meus irmãos), apoiado por meus pais. Tivemos contato com a Igreja Católica progressista, com o pessoal dos direitos humanos. Porém só eu participei da fundação do PT, como independente, autonomista, pseudo-anarquista, muita confusão para me definir. Entre Belém e São Paulo li GUERRA e PAZ, de Tolstói, um anarquista-cristão, pensei ter encontrado minha definição. O colégio Sion misturou tudo e fez um caldeirão de idéias que se conveccionam há 29 anos.
O PT é o prenúncio de uma esquerda moderna, pós-stalinista. O muro de Berlim não caiu sobre nós, também não recuamos no auge do neoliberalismo. Nosso socialismo é para o futuro e não a aplicação de livros do passado.
Agradeço sempre à minha formação política e pessoal na Convergência Socialista, me fez ver o global, o todo, o internacional, apesar do sectarismo e do dogmatismo, que soube escapar em 1996.
Também agradeço ao Fernando Mineiro (Deputado Estadual do PT-RN), ao Chagas (Secretário-Executivo do MEC), ao Marcelo Souza (Gerente de RH do Banco do Brasil) e ao meu amigo Aldemir Lemos (ex-presidente da CUT-RN, hoje afastado do PT) por terem me convidado a retornar há dez anos atrás à militância petista.
Espero estar em Brasília no dia 10/02 e encontrar os companheiros de todo o país para reverenciar nossa estrela maior, aquela com um 13 no centro.

3 comentários :

Anônimo disse...

Se eu não me engano, Aírton Soares foi expulso do PT em 1985 por ter comparecido ao Colégio Eleitoral para votar em Tancredo Neves contra Paulo Maluf. Hoje, o PT se aliou a vários daqqueles políticos que ele combatia naquela época, inclusive o companheiro Sarney.

GERALDO PINTO disse...

Caro "Anônimo" para dizer verdades é preciso ter coragem.
Verdade 1- Aírton Soares foi expulso do PT em 1985 por ter votado em Tancredo no colégio eleitoral, isto apaga o que ele fez em 1980? A história "Anônimo" não se apaga.
Aírton Soares foi advogado de presos políticos na época da ditadura, portanto um progressista não?
Verdade 2- Hoje, o PT se aliou a vários daqqueles políticos que ele combatia naquela época, inclusive o companheiro Sarney.
"Anônimo" o governo LULA é igual ao governo Sarney?Os trabalhadores e o povo estão em melhores ou em piores condições que antes de LULA assumir? A crise que se abate sobre o capitalismo mundial está tendo aqui os reflexos de mesma intensidade que no resto do mundo ocidental?
Então 84% dos entrevistados nas pesquisas estão "enfeitiçados" como diz a direita.

JOÃO DO PT disse...

Meu ilustre companheiro Geraldão!
Esta é a história de muitos brasileiros, que como você, sonhavam com um pais melhor. Sonhavam mesmo, pois isto já virou uma realidade. O pais está melhor porque temos o PT e LULA no governo.
Gostei tanto do pequeno artigo, que republicarei, na íntegra, no meu blog.
Muita Paz!