MENSAGEM À JUVENTUDE PETISTA (25/04/2008)

Queridos Companheiros e companheiras,

Problemas de saúde me impedem de participar das etapas municipais da construção do Congresso Estadual da Juventude Petista no RN. Segundo nosso deputado Mineiro é a velhice chegando, pois me recupero de uma mal resolvida contusão.
Neste simples exemplo, podemos perceber:
-Putz! Já se foram vinte e oito anos desde que um setor da juventude brasileira se juntou a sindicalistas, intelectuais, movimentos eclesiais de base, setores democráticos do MDB e dezenas de organizações da esquerda brasileira para fundar um Partido de Trabalhadores!
Fiz parte de uma juventude que lutou radicalmente por liberdade e democracia. Reconstruiu a UNE enfrentando a Ditadura Militar em 1979, apoiou as greves metalúrgicas e participou ativamente da retomada pela democracia no Brasil em 1984 (diretas Já). Lutou por uma Assembléia Nacional Constituinte e pela consolidação desta democracia. Fernando Mineiro, Hugo Manso, Cipriano Vasconcelos, Venâncio Pinheiro, Rossana Sudário, Lavínia Uchoa, Tereza Freira Bosco Araújo, Edmilson, Alex Galeno e outros tantos e tantas petistas também sonharam juntos o dia em que nosso país viveria sem o tacão do regime militar.
Por isso o PT deve muito à juventude, mas como tudo em movimento, é hora da fila andar. Nossa geração tem um débito com a juventude do PT, e é preciso que acertemos essas contas. Uma geração vitoriosa tende a impor sua cultura, seus costumes, seu “modus vivendi” e seu “modus operandi”. As músicas, o jeans, os livros, e principalmente, a cultura política.
Tivemos sorte de ter o apoio de uma geração anterior duramente reprimida, exilada dentro do próprio país, mas que havia se dedicado na clandestinidade à cultura política. Esta geração oriunda do maio francês de 1968, das passeatas dos 100 mil no Rio de Janeiro foi muito paciente e pedagógica conosco. Precisamos agora passar o bastão para a geração Lulista, para quem desde 1989, ainda criança canta o “Lula-lá, brilha uma estrela!”, filhos, sobrinhos, amigos, que nos chamaram um dia de tio, pois nosso parentesco se deu muitas vezes pela afinidade política entre os pais deles e nós.
É chegada a hora da Juventude Petista se organizar, confluindo as muitas juventudes que aponta o século XXI.
Juventudes que vêm das camadas mais pobres e que tem o hip-hop como música, que não freqüentam os bares, que não têm os desejos culturais das esquerdas francesa, espanhola, italiana. Juventudes que não conhecem Marx (nem o Karl, nem o Groucho), o Chaplin (nem o Charles, nem o bar da praia do meio). Mas juventudes aguerridas, sonhadoras e dispostas a lutar para melhorar o mundo.
Sem paternalismos, devemos com paciência acolher estes anseios, organizar em nosso partido e dar vez e voz aos milhares que querem brilhar na constelação petista. Para que isso aconteça é preciso que a juventude petista lute por seu espaço. Nada virá dos céus, nem das decisões cupulistas. Só um grande movimento da base da juventude petista poderá ter eco em todo o partido!
O sindicalismo me ensinou que “Só quem luta, conquista!”. Por isso o protagonismo juvenil tem que deixar de ser refrão e passar a ser uma composição dentro do próprio PT!
Precisamos de vocês para inclusive nos reciclar, nos reanimar nos reviver!
O PT não vive sem a Juventude Petista!

Um forte abraço à todos e todas!

Geraldo Pinto
Presidente do PT-RN


POEMA DA JUVENTUDE

A juventude não se mede pela idade.
Juventude é estado de espírito que se baseia no querer.
Juventude é disposição para fantasiar, a ponto de transformar em realidade a fantasia.
Juventude é a vitória da disposição contra a acomodação,
Juventude é o gosto pela aventura, superando o amor ao conforto.
Ninguém envelhece simplesmente porque viveu determinado número de anos.
Envelhece aquele que abdica dos ideais.
Assim como o passar dos anos se reflete no organismo, a falta de empolgação se reflete na alma.
O medo, a dúvida, a falta de segurança, a fuga e a desconfiança se constituem em anos que dobram a cabeça e levam à morte o espírito.
Ser jovem quer dizer ter 60 ou 70 anos e conservar a admiração pelo belo, a admiração pelo fantástico, pelas idéias brilhantes, pela fé nos acontecimentos, o desejo insaciável da criança por tudo o que é novo, o instinto pelo que é agradável e pelo lado feliz da vida.
Você será jovem enquanto sua alma conservar a percepção da mensagem do belo, do simples e a disposição de viver.
Você será jovem, enquanto conservar a mensagem da grandeza e da força, que nos é dada pelo mundo, por um ser humano ou pelo infinito.
Você só será velho se tiver a alma dilacerada, se for dominado pelo pessimismo ou pelo cinismo. Neste caso, que Deus tenha piedade de sua alma.

(Inscrição em pedra granito, de autoria desconhecida, que se encontra no Parco Giardino em Verona-Itália)

Nenhum comentário :