Entrevista ao Jornal de Fato

‘O PT nacional tem

interesse na eleição de Mossoró’

Por: JULIERME TORRES - Foto: Carlos costa

O PT de Mossoró se fragilizou nas últimas eleições municipais. Para este ano, o partido se mostra dividido. Uma parte defende a aproximação com o PSB da deputada federal Sandra Rosado, outra veta essa alternativa. Nesta entrevista, o presidente estadual do partido, Geraldo Pinto, comenta o impasse. Ele defende o debate com os socialistas, alertando que a candidata a prefeito seria Larissa Rosado, e garante que a executiva nacional do PT tem interesse nesse entendimento. “Geraldão”, como é mais conhecido, também fala sobre as articulações em Natal. Aponta os diálogos para tentar unir PT, PSB e PMDB, e garante que até o momento o deputado estadual Fernando Mineiro é o único nome petista colocado para a disputa da Prefeitura da capital potiguar.

JORNAL DE FATO – Muito tem sido noticiado que o presidente Lula pediu para que a base dele esteja unida no Rio Grande do Norte já neste ano. Do ponto de vista do PT, isso é possível?

GERALDO PINTO – É. Não tem, da nossa parte, nenhum impedimento de tentar unificar a base do governo. Desde que nós possamos ter uma candidatura que demonstre isso, não apenas nesse processo, mas no processo que tenha participação para 2010. Hoje, a base de apoio do presidente Lula é bastante ampla. Nós temos tratado isso bastante com a governadora, que é para ter um projeto para o Rio Grande do Norte. Eu tenho colocado que o PSB e o PMDB são dois partidos importantes para o projeto nacional que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem. Então, nós queremos ver nas principais cidades e na disputa de 2010 o que esses dois partidos que são importantes na base de sustentação do governo têm e qual é a participação que eles acham que o PT deve ter. Então, é esse o sentido que nós estamos construindo.


O SENHOR colocou três partidos - PT, PSB e PMDB. Os três têm candidato próprio em Natal. Como se resolve essa equação?

NÓS estamos dispostos a fazer as conversas. Os outros candidatos estão colocados há mais tempo, e nós estamos ainda discutindo. O único nome que está colocado pelo PT é o do deputado (estadual) Fernando Mineiro. Nós achamos que o deputado Fernando Mineiro tem as credenciais para que esse sistema político se dê melhor, não só na organização da eleição neste ano, mas que prepare a eleição de 2010, para que possamos marchar unidos. O PT, o PSB e o PMDB.


A DEPUTADA federal Fátima Bezerra também trabalha para se viabilizar. Teremos mais uma disputa interna no PT?

NÓS temos primeiro que fazer o debate interno sobre a cidade. Se a deputada Fátima, ou qualquer outro nome que quiser debater, tem que debater dentro do partido. Dentro dos fóruns do partido. Tem até o dia 24 para se inscrever. Tem que convencer a maioria dos filiados. Se tiver dois nomes, haverá a prévia. Agora, qualquer que seja o nome, tem que estar preparado para se o PT sair sozinho ou com aliança.


HOJE, o PT tem um diálogo mais fácil com o PMDB do senador Garibaldi, do que com o PSB da governadora Wilma?

DIÁLOGO nós queremos ter com todos os partidos da base aliada do presidente Lula. Mas é óbvio que o PSB tem um candidato colocado e isso dificulta bastante. Mas esse candidato não tem conseguido crescer na preferência, para conseguir aglutinar outras forças políticas. Então, eu acho que vamos procurar o PSB, vamos procurar o PMDB e vamos tentar o apoio do prefeito Carlos Eduardo, até o dia 30 de junho. É o último dia possível de convenções. Estamos convencidos que o nome do deputado Fernando Mineiro é o que vai chegar à vitória em outubro, refletindo a maioria do governo. Mineiro ou outro nome. O nome do PT que conseguir aglutinar mais forças... Por exemplo, se o prefeito Carlos Eduardo declara apoio a qualquer outro nome do PT, nós vamos debater com o prefeito. Agora, o projeto de Natal passa também por 2010.


MUITO se fala em um entendimento entre PT e PMDB, apoiado pelo prefeito Carlos Eduardo. As conversas são nesse sentido?

COMIGO não. Não tive nenhuma conversa sobre isso. Partidariamente não há nenhuma conversa. Dentro do partido não há nenhuma conversa. Quem fez qualquer conversa com o prefeito e com o PMDB, fez individualmente. Para 2010 não há nenhuma discussão do presidente estadual do PT. Até hoje eu não conversei com o prefeito Carlos Eduardo, nem com o deputado Henrique sobre 2010. Quem está fazendo essa conversa, está fazendo em nome próprio. Como o PT tem suas deliberações, tem os seus fóruns... o PT não tem dono, nem dona, isso vai ser definido internamente pelos filiados. Como sempre foi o nosso processo.


A CRISE que culminou com a saída do PT da Secretaria de Saúde, e que gerou um desgaste na relação do partido com a governadora Wilma, ainda vai contar na definição de alianças?

AQUELE foi um episódio, né? Nós superamos o episódio. Fizemos a discussão sobre a Fundação José Augusto. Aquele é um episódio em que nós temos diferenças. Diferenças que temos que pontuar. Nós temos uma apreciação sobre saúde pública que é distinta do governo. Achamos que o governo tem que enfrentar a discussão do pacto com as Prefeituras. Avançar o SUS (Sistema Único de Saúde). A opinião do governo é outra. Achamos que só estamos adiando uma crise muito grande, fazendo que a saúde pública fique refém das corporações.


O PEDIDO do presidente Lula para unir a base vale especificamente para Natal, ou será ampliado para outras cidades, como Mossoró?

O DESEJO do presidente Lula é que tudo isso que ele está fazendo... obviamente que não é uma coisa só do PT. Na segunda-feira (amanhã) eu e a presidente do PT de Natal, Vilma Aparecida, estaremos em Brasília. Será uma reunião dos presidentes de diretórios estaduais e das capitais. O deputado Ricardo Berzoini, que é o nosso presidente nacional do PT, chamou essa reunião. A idéia nossa é passar um quadro estadual e ver qual o desejo que o presidente Lula já expressou para a direção estadual do partido. A partir disso é que nós vamos trabalhar. Mas, pela própria convocatória, é um desejo estadual do partido. Não é só Natal. Nós vamos buscar trabalhar e unificar a base em todo o Estado.


VAMOS tratar da questão de Mossoró. O deputado Mineiro defendeu a união da base, para tentar derrotar o Democratas. O entendimento dele é que o DEM tem sua maior força em Mossoró, e que perdendo neste ano, se fragiliza para 2010. É pensando assim que o PT vai para a eleição?

SEM dúvida que em Mossoró os Democratas têm seu maior reduto, no Rio Grande do Norte. O PT pretende unificar a base do governo. A eleição tem suas características locais, mas também tem as características estaduais e nacionais. No caso de Mossoró, a cidade tem uma senadora. Também tem a principal figura dos Democratas, que é o senador José Agripino. Ele também tem base política em Mossoró. Isso nos dá uma conotação para a eleição de Mossoró que vai além do aspecto local. O diretório vai se reunir. Nós vamos dar todo o apoio ao diretório. Logicamente que o PT vai buscar superar obstáculos e buscar a unificação da oposição em Mossoró.


PRESIDENTE, mas o PT está dividido. Uma fatia grande do diretório não aceita dialogar com o PSB da deputada federal Sandra Rosado, alegando possível envolvimento em escândalos da Máfia das Sanguessugas. Qual a orientação da executiva estadual?

ME PARECE que a deputada Sandra não é candidata. Quando falamos de PSB, é o PSB. Nós falamos de diálogo com o PSB. Além disso, a candidata é Larissa Rosado. Se há alguém que tem alguma denúncia, que se apure. A denúncia ou indiciamento, a priori, não significa condenação de ninguém. Nós do PT fomos vítimas, e o presidente Lula foi a maior vítima disso. E esse é bem o estilo dos Democratas. Eu sou a favor do diálogo com todo mundo. Quem decide isso é o diretório, e a maioria do diretório vai dizer com quem vai fazer aliança. A regra é que tem até o dia 24 para se inscrever quem for ser candidato pelo PT. Quem for a favor de ter aliança, tem até o dia 30 para se inscrever. Vão ter os encontros municipais. Essa decisão será tomada no Encontro Municipal do PT de Mossoró. Uma vez decidido, aí nós vamos acatar, desde que não fira a resolução nacional. Eu sou a favor de continuar as conversas com o PSB. A conversa com a deputada Larissa. Isso tem um impacto não só em Mossoró, mas em todo o Estado.


LEVANDO em consideração que o senador Agripino é o principal opositor do presidente Lula no Congresso, a Executiva Nacional do PT tem interesse na eleição de Mossoró, por ser a principal base do senador?

TEM. Com certeza, eu já estive conversando isso com o deputado Ricardo Berzoini. Isso vai ser pontuado na reunião de segunda-feira (amanhã). Vamos pontuar a eleição de Natal, por ser a capital, e a eleição de Mossoró, em função da base de Agripino. Estamos dispostos, inclusive, a marcar para um segundo momento para ir lá com Tércio Pereira (presidente do diretório municipal) para a gente fazer essa discussão. A partir dessa discussão vamos ver o desdobramento. Vamos buscar essa conversa entre mim, Tércio Pereira e Berzoini, para a gente ver como o diretório nacional pode ajudar o PT de Mossoró.


SEMANA passada, o presidente do PT de Mossoró, Tércio Pereira, declarou que o presidente Lula poderia vir a Mossoró para pedir votos para um candidato da base com chance de derrotar o Democratas de Agripino Maia. Mesmo que esse candidato não tenha o apoio do PT local. Isso pode mesmo ocorrer?

COMO possibilidade, sim. Já ocorreu isso outras vezes. Mas eu espero que não seja preciso acontecer isso. Mossoró tem crescido bastante. O PT tem crescido bastante. Eu espero que o PT de Mossoró saiba encontrar o melhor caminho para fazer o diálogo com o maior número possível de pessoas.


O PT já traçou a meta de quantos municípios pode conquistar na eleição deste ano?

NÓS vamos ter em torno de 38 candidaturas a prefeito. Estamos fazendo reuniões em todos os pólos. Eu acredito que temos condições de chegar a 10 Prefeituras. Podemos inclusive ampliar nas mais importantes, por exemplo Natal. O PT pode ter boas candidaturas não só a prefeitos, mas também com vice-prefeitos. Temos uma candidatura boa em Extremoz, temos uma candidatura boa em Touros. Temos uma proximidade de aliança em Caicó, para vice. Temos duas Prefeituras para reeleição. Temos uma boa candidatura em Parelhas. Temos mais uma reeleição em Antônio Martins, que é do PT. Estou muito confiante que nós possamos chegar em vários lugares onde o partido possa... Podemos estar com uma Vice-Prefeitura em Assu. Em seis, nós vamos estar na Prefeitura. Em outras 30 nós vamos estar na Vice-Prefeitura. Isso é espetacular.

Nenhum comentário :