O PAC mudando o Brasil

Na semana que passou, fez um ano que o governo Lula lançou o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – e temos muito o que comemorar. A Rede Globo deu ontem grande destaque às obras previstas no PAC para o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A matéria poderia ter ficado ainda melhor se tivessem aproveitado a oportunidade para dizer que as ações no Rio não são isoladas, fazem parte de uma ampla e coordenada ação do Governo Federal, visando a elevação da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico no Brasil.

O problema da violência associada ao tráfico no Rio não vem de hoje, já tendo deixado pra trás número alarmantes. A população carioca – com toda razão – vive em pânico constante, refém da criminalidade. Mas o jogo está virando. Ou menos, agora as autoridades públicas também estão em campo.

Os Jogos Panamericanos do ano passado levaram ao Rio milhões de reais em equipamentos de segurança. Foram outros milhões gastos com qualificação da tropa e logística. Além do know-how adquirido – que põe o Brasil em condições de recepcionar uma Olimpíada – o Rio ganhou infra-estrutura e segurança com os Jogos.

As obras do PAC nas comunidades carentes que sofrem com o domínio do tráfico são um jeito novo de enfrentar a criminalidade. Lula aposta na inclusão e no desenvolvimento como meios para combater a violência e o banditismo. Quem assistiu ao filme Carandiru, conhece o método da direita. O PAC e suas ações nas comunidades carentes do Rio mostram claramente a diferença entre o modo petista de governar e enfrentar os problemas de frente e democraticamente em relação ao outro; do outro lado, é cacetete na população e folga pros bandidos, não nos faltam exemplos disso.

Nenhum comentário :