Construção polêmica

Deu na Folha de São Paulo de hoje: " A 'Duna Dourada', um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, está ameaçada pela construção de um megaresort, com 35 mil casas, perto de Natal."

A matéria foi capa no principal jornal diário do país. O empreendimento, chamado Grand Natal Golf, poderá ter uma população de até 166 mil pessoas. O público alvo do megaresort é formado por europeus, principalmente espanhóis. Antônio Banderas e o jogador Ronaldo são os garotos propaganda da campanha lançada na Espanha pela empresa proprietária do empreendimento.

A matéria ainda diz:
A promotora também diz que é preciso avaliar bem como serão criadas as condições sanitárias e sociais para prover a população que passará a viver, gradativamente, ali.
Ela diz suspeitar que não haja escolas, hospitais ou policiais para lidar com esse crescimento, que poderá também sobrecarregar o saneamento básico da área, que hoje já é considerado ruim -apenas 33% de Natal tem rede de esgoto.
Outra possibilidade, afirma, é que as obras não consigam absorver o fluxo migratório da população.
Para o governo estadual, no entanto, a expectativa é inversa. Segundo o secretário de Turismo, Fernando Fernandes, a obra deve gerar ao menos 100 mil postos de trabalho na área hoteleira e da construção civil, e, assim, desenvolver a região ao norte de Natal.
Com o "boom" turístico no Rio Grande do Norte, o Ministério Público investiga suspeita de que vereadores de Natal teriam sido beneficiados por empreiteiras para favorecê-las durante a votação do Plano Diretor da cidade, em 2007. A investigação não foi concluída.

Para ler a matéria completa, clique aqui (apenas para assinantes).

Nenhum comentário :