79 anos do nascimento de Martin Luther King

Martin Luther King faria hoje 79 anos. Nascido no estado da Geórgia – EUA – casou-se com Coretta Scott e juntos tiveram quatro filhos. Foi pastor da Igreja Batista e em 1955 recebeu da Universidade de Boston PhD em Teologia Sistemática. Mas, apesar do brilhantismo acadêmico, foi como ativista político que seu nome ganhou o respeito e a admiração do mundo.

No mesmo ano em recebeu PhD pela Universidade de Boston, Luther King participou ativamente do boicote ao sistema de ônibus da cidade de Montgomery, que culminou com a proibição da segregação racial em transportes públicos pela Suprema Corte americana, um ano depois do início do boicote. A partir daí, tornou-se uma das mais importantes lideranças da luta pelos diretos civis no mundo.

Em reconhecimento à sua política de não violência e amor ao próximo, o ativista foi homegeado em 1964 com o Prêmio Nobel da Paz, sendo então a pessoa mais jovem a recebê-lo. Luther King foi assassinado em 4 de abril de 1968, vítima do ódio e da intolerância que combateu com esperança e amor. Seu nome até hoje é associado à tolerância, à luta contra a discriminação racial e o preconceito contra mulheres, enfim, Martin Luther King é sinônimo da luta pacífica pela igualdade e dignidade humanas.

Deixo abaixo, em comemoração ao 79º aniversário do nascimento desse grande homem, um trecho de seu discurso proferido no Lincoln Memorial, em 1963, que ficou mundialmente conhecido com o belo título de “Eu tenho um sonho”.
Eu não esqueci que alguns de vocês vieram até aqui após grandes testes e sofrimentos. Alguns de vocês vieram recentemente de celas estreitas das prisões. Alguns de vocês vieram de áreas onde sua busca pela liberdade lhe deixaram marcas pelas tempestades das perseguições e pelos ventos de brutalidade policial. Você são os veteranos do sofrimento. Continuem trabalhando com a fé, que sofrimento imerecido é redentor. Voltem para o Mississippi, voltem para o Alabama, voltem para a Carolina do Sul, voltem para a Geórgia, voltem para Louisiana, voltem para as ruas sujas e guetos de nossas cidades do norte, sabendo que de alguma maneira esta situação pode e será mudada. Não se deixe cair no vale de desespero.

Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado:

"Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto.”

Nenhum comentário :