Programa assegura diploma a quem aprendeu na prática

16/08/2010 do site Brasília Confifencial reproduzo a matéria:

   

Os ministérios da Educação e do Trabalho abrem hoje o prazo para que trabalhadores sem diploma, mas que há muito tempo exercem uma atividade, se inscrevam no Programa Certific. O programa vai reconhecer, inicialmente, profissionais das áreas de construção civil, eletroeletrônica, música, pesca, aquicultura, turismo e hospitalidade.

"O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta", acredita Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Até 10 de setembro os interessados devem procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.

O trabalhador se inscreverá gratuitamente e será avaliado por uma equipe multidisciplinar. Se a equipe constatar a excelência do trabalhador, ele receberá um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarregará de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para, depois, receber o certificado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

Fonte http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=20019

Nenhum comentário :