Guerra dos números - pra onde vão agora?

Na longa série Guerra dos números, temos debatido a insistência de certo órgão da imprensa e seu instituto de pesquisas em manter Serra à frente, ou ao menos próximo, de Dilma nas aferições que publica.


Na mais recente ainda deram 1% de vantagem ao tucano quando todos os demais institutos colocam Dilma com uma dianteira cada vez maior na intenção do eleitorado. Agora, o instituto Sensus acaba de publicar nova pesquisa, que confirmando as tendências, dá à Dilma mais de 41% das intenções de voto. Serra aparece 10 pontos atrás.

Por maior que sejam as margens de erro dos institutos de pesquisa, 10 pontos percentuais é ponto vencer campeonato de pontos corridos. Como o Datafolha ainda insiste em apresentar Serra à frente?

O que acontece nesta eleição, que talvez muita gente ainda não tenha percebido, é que a eleição de Dilma muda tudo. Primeiro, as elites não quiseram crer na vitória de Lula. Depois se dedicaram a duvidar de seu êxito. Uma vez que o governo Lula alcançou patamares inéditos de aprovação na história do país, devotaram esse êxito ao carisma do presidente, alardeando que não havia um projeto duradouro, chegaram a insinuar que Lula mudaria a constituição - como fez certo Fernando - pra disputar novamente a presidência, porque a esquerda não seria capaz de eleger seu sucessor.

Todos os malabarismos de nossa direita deram em fracasso e com a vitória projetada de Dilma cai por terra o último deles, a falta de projeto e a dependência mortal do carisma do presidente. Por que Lula pese - pesa e decide - nessas eleições, a vitória de Dilma abrirá um novo ciclo da esquerda brasileira, consolidando-se como alternativa e consolidando seu projeto. Eis o porquê do enorme desespero que leva a Folha a publicar pesquisas que maculam ainda mais sua credibilidade: ela precisa apostar todas as suas fichas, porque seu discurso foi rebaixado já nas primeiras rodadas do campeonato.

Nenhum comentário :