Acabar com a miséria no Brasil

Um dos 13 pontos que apresenta à sociedade a candidatura de Dilma é o fim da miséria no Brasil. O gráfico abaixo, produzido pelo sítio da Agência Carta Maior pode muito bem ilustrar a seriedade dessa proposta.
Podemos ver claramente a grande diferença nos índices de miserabilidade do país se compararmos o períodos dos pouco mais de 2 anos de Itamar, dos 8 anos de FHC e do governo Lula, que entra em seus últimos meses.

Se Itamar e FHC conseguiram apresentar algum resultado na redução da miséria no Brasil, esse se limitou aos 2 primeiros anos de vigência do Plano Real. Nos 7 anos seguintes, a quantidade de brasileiros vivendo com menos que o mínimo necessário para a simples sobrevivência se manteve estável.

FHC praticamente administrou a miséria, mantendo-a num patamar quase inalterado, enquanto Lula - como demonstra o gráfico - conseguiu em seu governo reduzir pra praticamente a metade o contingente de brasileiros abaixo da linha da pobreza.

Foram ate então quase 8 anos de paulatina inclusão social através de programas sociais bem planejados e executados, através de uma política econômica que fortaleceu e fez crescer o país, investindo na indústria de base, infraestrutura e fomentando o mercado interno.

Os resultados incontestáveis do governo Lula dão ao PT, aos nossos aliados e à Dilma a autoridade política e histórica necessárias pra por o fim da miséria em pauta, incluindo-o em seu programa eleitoral. É a autoridade de quem já vem fazendo e continuará, cada mais forte.

Nenhum comentário :