trabalho

Cresce emprego em janeiro

O Brasil bateu novo recorde na geração de empregos. Foram geradas 181.419 vagas em janeiro, um crescimento de 0,55% em relação ao mês anterior. Trata-se do melhor resultado desde janeiro de 2008 (142.921). Só nos últimos 12 meses já foram criados mais de 1.200.000 novas vagas.

Esse recrudescimento da geração de empregos vem em momento bastante particular, pois o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou redução de 0,29 ponto percentual na segunda prévia de fevereiro – o que demonstra a eficiência da economia brasileira tanto no combate ao desemprego, quanto no controle da inflação.

Em ano de eleição presidencial, a direita conservadora terá de dar nó em pingo d’água pra esconder os quase 10 milhões de empregos gerados durante o governo Lula em oposição aos oito anos de estagnação do governo neoliberal de FHC.

O desespero tucano já se vê na grande imprensa que tenta articular o discurso oposicionista. Atacam o “gigantismo e ineficiência do estado”, mas esquecem de informar que o estado brasileiro tem sido o grande indutor do desenvolvimento nacional, através de empresas como a Petrobrás e os bancos públicos.

Na guerra pelo discurso, o tucanato longe de demonstrar saber seu alvo, aparece atirando pra todo lado, na vã tentativa de negar os fatos inegáveis. E mesmo as pesquisas estão aí pra dizer: à medida em que o debate evolui, as propostas surgem e as avaliações e comparações ganham corpo, sobe Dilma e cai Serra.

Nenhum comentário :