Petrobrás confirma petróleo leve em Iara

Rio de Janeiro - A Petrobras distribui nota oficial na noite de ontem (8) informando a conclusão dos testes de formação no poço que a empresa vem trabalhando na área denominada informalmente de Iara (RJS-656), no bloco BM-S-11, no pré-sal da Bacia de Santos.

Os testes comprovam o potencial exploratório da área, com produção de óleo leve, de aproximadamente 28º API (quanto maior o grau, maior a qualidade do óleo).

“Os testes de formação permitiram manter a estimativa de volume recuperável na área de Iara de 3 a 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, anunciada após a perfuração concluída em setembro de 2008”, diz a nota.

O poço testado está localizado na profundidade de 2.230 metros, a 230 km da costa do Rio de Janeiro. Como a estatal terá que realocar a sonda que vem sendo usada para outra área da Bacia de Santos, a Petrobras anuncia que estão previstos para 2010 novos testes em outro poço dessa mesma área.

A Petrobras é a operadora do poço, com 65% de participação, tendo como parceiros o BG Group (25%) e Galp (10%). Segundo a nota, o consórcio “dará continuidade às atividades exploratórias realizando os investimentos necessários para a avaliação da jazida, de acordo com o Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

com ABr

Nenhum comentário :