Por que voto em DUTRA para Presidente do PT?




Conheci José Eduardo Dutra quando participei da Direção Nacional da CUT em 1988, geólogo, então dirigente sindical, presidente do sindicato dos mineiros de Sergipe (Sindimina), funcionário da Petrobras Mineração S. A., empresa que seria extinta pelo governo Collor em 1990. Em 1994 ele se tornou senador da República por Sergipe até 2003, quando assumiu a Presidência da Petrobras, cargo em que permaneceu por dois anos e meio. Entre setembro de 2007 e julho de 2009 foi presidente da Petrobras Distribuidora (BR), segunda maior empresa do país.

Nas várias vezes em que tivemos contatos na Petrobras e no partido sempre mostrou a clareza, a firmeza e a paciência, requisitos indispensáveis para presidir o PT, aliando a trajetória política, formação ideológica, carisma e representatividade, peculiar a quem deseja dirigir esta instituição que é o partido dos trabalhadores. Reproduzo abaixo o manifesto que assinei juntamente com vários companheiros do RN


Avançar no projeto do Brasil que dá certo

Manifesto de Apoio a candidatura Jose Eduardo DUTRA


atualizado 30/07/09


A trajetória política de José Eduardo Dutra expressa uma profunda identidade com as lutas sociais e os compromissos históricos que deram origem ao PT e constituem a sua permanente razão de ser. Ao longo desses 30 anos, Dutra contribuiu de modo notável para a organização popular, a construção do partido e a nossa vitoriosa caminhada rumo ao comando democrático do país.


Dutra foi líder sindical e dirigente nacional da CUT, atuando sempre na linha de frente da resistência ao neoliberalismo e às privatizações; foi membro do Diretório e da Executiva Nacional do PT, apoiando ativamente a implantação do partido nas diversas regiões do Brasil; foi senador e líder da bancada petista, destacando-se como um dos principais articuladores da oposição parlamentar no governo FHC; e cumpriu papel fundamental no governo Lula, presidindo a Petrobrás e a BR Distribuidora, resgatando o sentido estratégico da maior empresa pública brasileira e colocando-a a serviço do desenvolvimento econômico e social do país.


Nessa extraordinária trajetória de vida e de lutas, Dutra adquiriu uma reconhecida experiência política e administrativa, que faz dele uma das lideranças mais maduras e qualificadas do PT e da esquerda brasileira.


José Eduardo DUTRA


Tem os requisitos indispensáveis para unificar o PT e coordenar, com lucidez e eficiência, a nova equipe dirigente a ser eleita no PED.

Tem, igualmente, as condições de envolver toda a nossa militância e os mais variados setores sociais na elaboração de um programa para 2010, que consolide os enormes êxitos e conquistas do governo Lula e, ao mesmo tempo, assegure o aprofundamento do nosso projeto de mudança social.


Tem clareza e competência para construir uma aliança política e eleitoral que congregue todos os partidos que hoje apóiam o governo Lula, em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República, vinculando os palanques estaduais ao superior objetivo nacional.


Tem condições de fortalecer organicamente o PT, sua comunicação interna, seu trabalho de base, sua formação política, de modo a torná-lo um instrumento ainda mais eficaz de luta emancipatória.


Tem plenas condições de dinamizar as relações do PT com os movimentos sociais, a intelectualidade progressista e a juventude, potencializando o engajamento desses e de outros setores na disputa decisiva entre o avanço do projeto democrático-popular e o retrocesso neoliberal.


Tem competência para fazer com que o PT amplie a sua força na Câmara, no Senado e nos governos estaduais.


É por tudo isso que apoiamos com entusiasmo a candidatura de José Eduardo Dutra à presidência do PT.

Nenhum comentário :