Compartilhando uma Vitória


Caros amigos leitores,

Escrevo esta mensagem para compartilhar eao mesmo tempo agradecer a oportunidade de realizar o evento nesta segunda-feira (15/12) às 11:00 h da manhã em Lisboa, no INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA (ISCTE)-Business School órgão vinculado ao Ministério da Educação de Portugal, onde defendi minha tese de mestrado, obtendo o grau máximo de aprovação pela unanimidade do júri composto por dois PÓS-DOUTORES EM GESTÃO DO ISCTE E POR UMA PÓS-DOUTORA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, com o seguinte escopo :



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O ALINHAMENTO DE UMA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: O CASO POTIGÁS.


O estudo foi elaborado nos anos de 2007 e 2008 e analisa nas restrições a que estão sujeitas as sociedades de economia mista, como a organização consegue criar práticas de gestão que a tornam competitiva frente a outras empresas do setor, conduzindo seu planejamento estratégico de forma que seja um plano unificado, compreensível e integral, relatando respostas aos desafios do ambiente em que atua.

A relevância do estudo é compreender a gestão de uma determinada sociedade de economia mista que apesar de buscar a competitividade em um mercado em constante evolução tem que atender demandas específicas das políticas governamentais, acorde ao seu caráter de integrante da administração pública indireta, gerando com isso uma necessidade de entendimento mais amplo da conciliação destes interesses nas práticas de gestão.

O tema toma corpo a partir da crise econômica internacional e da necessidade da presença do estado na economia, não só como fiscal-regulador, mas também como agente econômico, no caso estudado o estado é sócio, tanto pelo ente estadual (Governo do Rio Grande do Norte), como pelo ente Petrobras (que além de acionistas privados possui o Governo Federal como seu maior acionista).





Agradeço a todos os colaboradores da Potigás, aos gerentes e aos Diretores Joaquim Tomaz e Nelson Freire, bem como à Gaspetro e ao Governo do estado do Rio Grande do Norte que me permitiram concluir esta empreitada.

3 comentários :

Anônimo disse...

Grande Geraldão, parabéns pela conquista.

Quanto tempo já faz que não nos vemos. Se não me engano foi numa reunião do MME, onde você disse para a Dilma que o RN é a palestina do gás natural do Brasil. Nunca entendi que diabo isso quer dizer mas é uma afirmação de peso, com a sua marca.

Mais uma vez parabéns!
Olavo.

Anônimo disse...

Parabéns geraldão, tal aprovação somente ratifica o que você sempre representou aos seus.

abraços

Ricardo

Chico Zé disse...

Geralão,parabéns pela conquista.

Tudo isso, representa a importancia que voce tem em nosso Grupo e no estado do Rio Grande do Norte... Muita Saude e PAZ......
Abraços.....
Chico Ze.