Mineiro: EU TAMBÉM SOU CONTRA O ACORDÃO

11.06.2008

Eu também sou contra acordão

Fernando Mineiro *

A manchete do jornal grita, em plena tarde nublada: “52,3% dos natalenses rejeita o acordão PT/PSB/PMDB”. Eu fico pensando que seria 52,65%, se tivessem me entrevistado. Explico: o percentual (na verdade 52,5% e não 52,3%) refere-se aos 420 entrevistados, de um total de 800, que “rejeitam o acordão em torno da candidatura de Fátima Bezerra”. Se entrevistado, então seriam 421 (e não mais 52,5%, mas 52,65%!), pois eu, também, sou contra acordão.

Tenho certeza que muito mais gente responderia “não” se perguntado sobre o mesmo assunto. Pelo simples fato de que “acordão”, em política, tem significado marcadamente negativo e, com toda razão, tende a ser rejeitado por grande parte da sociedade.

Não é preciso ser especialista em pesquisas de opinião para saber que a forma como uma pergunta é feita, induz o entrevistado a dar uma determinada resposta.

E foi isso o que aconteceu na citada pesquisa, e está acontecendo em boa parte das matérias em jornais e blogs que tratam do processo eleitoral em Natal. Desde o dia 3 de maio passado, quando foi anunciada uma ampla coalizão partidária em torno da candidatura de Fátima Bezerra a Prefeita, tenta-se desqualificar e diminuir esta aliança, carimbando-a como um “acordão”.

Fosse outra pessoa, de outro partido, que tivesse conseguido a façanha de unir tantas lideranças em torno de seu nome e projeto, certamente estaria sendo agora enaltecida como uma grande articuladora, preparada, madura e apta a galgar os mais altos postos da política local. Não faltaria quem não lhe atribuísse rasgos de genialidade política, pela capacidade unificadora.

Mas a capacidade de unificar tantos interesses políticos contrários (atributo de lideranças) não pode ser concedida a Fátima, ou mesmo, ouso dizer, a qualquer outro nome do PT ou que tenha origem nas lutas dos setores historicamente excluídos da chamada grande política local. De certa forma, não se lhe perdoa o fato de ter chegado onde chegou “sem pedir licença”, rompendo com o isolamento histórico da esquerda e vinculando outras forças políticas de origens tradicionais a um projeto progressista.

Engana-se quem debita a rejeição ao nome de Fátima apenas a ela própria ou aos erros e litígios partidários específicos de todo esse processo. A rejeição se nutre, sobretudo, de fortes preconceitos, em suas mais variadas formas, contra os sujeitos políticos nascidos longe do “berço dos escolhidos”.

São esses preconceitos, mal disfarçados, que dão guarida aos reais motivos de ferrenha oposição à aliança formada, e que se tornarão mais explícitos quando do acirramento da disputa eleitoral.

Vive-se, em nossa cidade, uma sutil disputa política direcionada aos que temos acesso às opiniões publicadas, com um claro objetivo: apequenar e desmobilizar a força transformadora da aliança em torno do nome de Fátima Bezerra, que teve a capacidade histórica de ser o consenso possível entre as principais lideranças dos partidos da base de apoio do Presidente Lula em nossa cidade.

Mas isso é só o começo, e não é gratuito. A candidatura de Fátima mobiliza contra si setores que têm interesses e concepções contrariados. Afinal, a eleição de Fátima prefeita de Natal carrega profundos significados político-culturais, com fortes impactos na dinâmica política e administrativa locais.

Fátima, prefeita, é a vitória da consolidação e do aprofundamento da resistência da cidade contra os processos urbanos predatórios, por exemplo, e a afirmação dos caminhos do desenvolvimento sustentável.

Fátima, prefeita, é uma aposta nas mudanças de métodos de gestão pública, na perspectiva do exercício do controle social sobre as ações governamentais.

Fátima, prefeita, é o fortalecimento do processo do planejamento e participação social como marcas orientadoras da sua administração.

Fátima, prefeita, é, sobretudo, a vitória política de toda uma geração de militantes sociais que romperam barreiras, conquistaram espaços políticos e construíram caminhos da cidadania em nossa cidade.

Estamos, pois, diante de grandes e profundas disputas de caráter político-cultural. Se algum “acordão” há, é para a desqualificação da aliança dos partidos da base de sustentação do Presidente Lula; o acordão de quem tem interesses, desejos e concepções contrariados.

O significado e o entendimento, por parte da sociedade, da ampla aliança em torno do nome de Fátima Bezerra é um processo em aberto, em franca e permanente disputa.

E, aqui, cabe registrar o óbvio: o resultado final depende do envolvimento e capacidade de mobilização e convencimento de cada um de nós.

* Militante do PT/Natal

Nenhum comentário :