economia

Só crescer não basta, sabemos disso e fazemos a diferença

Entre o quarto trimestre de 2002 e o primeiro de 2008, a desigualdade de renda no Brasil diminui 7%; o período coincidi quase inteiramente com o do governo petista de Luís Inácio Lula da Silva. O estudo que traz à luz estes dados foi realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e divulgado ainda hoje. Neste ano, os investimentos externos diretos líquidos no país totalizaram US$ 1,313 bilhão em maio, tendo um crescimento de 33%.

A conjunção destes dois fatores – desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais – é a simples receita do sucesso do governo Lula; receita simples que, no entanto, é de difícil preparo. O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – cumpre um duplo papel nesse projeto: injeta bilhões no mercado, movimentando a economia e gerando empregos e ainda aumenta a capacidade produtiva do país.

Outro fator de destaque é a resistência que a economia brasileira vem demonstrando frente à alta mundial dos preços. Conter a inflação é uma necessidade de nosso país, sobretudo dos trabalhadores que recebem os menores salários e o governo sabe disso. A diferença é que desta vez a doença é enfrentada sem que o paciente precise morrer; protege-se a economia brasileira da escalada inflacionária sem condená-la à estagnação. A diferença está no projeto e na atitude. O governo do PT faz toda a diferença.

Nenhum comentário :