Brasil cresce, e cresce muito

PIB no 1º trimestre cresce 5,8% em relação ao mesmo período no ano anterior

Há pouco, o IBGE divulgou dados relativos ao desempenho da economia brasileira no 1º trimestre de 2008. Os resultados são animadores. Resultado de uma política de forte presença do estado no fomento do desenvolvimento econômico, alavancado de forma inédita pelos programas sociais exitosos que estão em execução, o crescimento da economia brasileira dá sinais de vigor e longevidade.

Na indústria, o crescimento foi de 6,9% distribuídos entre todos os segmentos, da indústria de base à produção de bens de consumo. A conjunção de fatores que engendram estes resultados positivos parte da ação do governo federal no sentido de impulsionar a economia. Contrariando o desejo conservador de que se corte gastos do estado, o governo Lula segue investindo cada vez mais. Só nos últimos 5 anos, foram 20 milhões de brasileiros que saíram da miséria e reforçaram o crescente mercado consumidor do pais.

A economia cresce, a distribuição de renda avança e mesmo diante de uma escalada mundial dos preços de alimentos a inflação se mantém sob controle. Há algo muito importante acontecendo no Brasil: a construção de uma alternativa viável ao neoliberalismo. Com seus índices econômicos e sociais, o governo petista vai dando mostras de que outro mundo não apenas é possível, como está em vias de edificação.

Nenhum comentário :