NEM ALIADOFILIA, NEM ALIADOFOBIA ( I )

NEM ALIADOFILIA, NEM ALIADOFOBIA

O Dicionário define Aliança, entre outras como sendo:
“Pacto ou acordo que define um compromisso entre pessoas ou grupos, uma união ou colaboração para certos propósitos.”
“União, ligação estável ou harmoniosa entre elementos diversos.”
[1]

Ao analisar a Aliança entre ESTADOS Norberto Bobbio[2] afirma que a mesma se caracteriza “pelo compromisso, em questões políticas ou militares, que diferentes Estados assumem para a proteção e a obtenção de seus interesses; o compromisso formaliza-se pela assinatura de um acordo ou tratado e pode até instituir uma organização temporária para a realização dos compromissos assumidos”. Ressalte-se que se trata de uma forma de cooperação entre ESTADOS, podendo servir a interesses idênticos ou complementares. Também afirma que “os interesses inicialmente não idênticos, devem permitir uma convergência de ação... que podem ser idênticos, diferentes, ou, inicialmente, até contrastantes.”. O mesmo autor sugere que a escolha desta forma de cooperação pode surgir como “conseqüência de adversários comuns, as quais podem, inclusive, fazer desaparecer, por algum tempo, os conflitos existentes entre os aliados.”

Assim definidos os termos, tratemos como ALIADOFILIA como sendo a propriedade daqueles que querem uma aliança a qualquer custo e de ALIADOFILIA como sendo a sua negação formal, ou seja aqueles que buscam motivos para rejeitar uma aliança.

Feitos todos estes preâmbulos, busquemos situar a cronologia dos fatos recentes envolvendo a questão da ALIANÇA POLÍTICO-PARTIDÁRIA entre PT-PSB-PMDB, com vistas ao pleito municipal de Natal. Vejamos a seguir



[1] Aulete Digital – Dicionário Caldas Aulete Digital
[2] Norberto Bobbio, Nicola Mateucci e Gianfranco Pasquino - Dicionário de Política, LGE editora, UNB editora, 12ª. Edição, v. 1, Brasília 2004.

2 comentários :

Anônimo disse...

Geraldão

Parabéns pelo BLOG e pela iniciativa de se comunicar na internet. Conheci agora e ficarei visitando regularmente. Depois visita o meu que é voltado para Currais Novos-RN.

Sds

ODON JR

GERALDO PINTO disse...

Caro Odon,
obrigado pela visita e pelo apoio, espero que este instrumento sirva par modernizar nossa comunicação, democratizar as informações e clarificar as posições em busca de uma síntese queunifque os petistas no RN.