Costa-Gravas - um marco no cinema

Constantin Costa-Gravas faz hoje 75 anos. Nascido na Grécia e radicado na França, atualmente mora nos EUA, onde produziu seus últimos filmes.

O cineasta ganhou destaque internacional em 1969, quando seu filme Z, que foi produzido na Argélia, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Z abordava a ditadura grega da década de 60 através da história de um assassinato político.

A temática política está presente em toda sua obra. Em “Desaparecidos, Um Grande Mistério” ele aborda a ditadura chilena de Pinochet.

Outra obra de grande beleza e de conteúdo político e social de primeira qualidade é “O Quarto Poder” (foto). Nele, Costa-Gravas conta a história de Sam Baily, interpretado por Travolta. Sam é um segurança desempregado que na ilusão de recuperar seu emprego fará uma grande bobagem. O filme analisa com argúcia o drama social representado pelo desemprego e denuncia a ação manipuladora da mídia. É um filme muito atual e que muito elucida sobre a realidade política do Brasil contemporâneo. Tendo a oportunidade de assisti-lo, não perca. Vai esclarecer muito sobre o que temos visto em nossa grande imprensa nos últimos dias.



Nenhum comentário :