A justiça que vem da Itália

A Justiça italiana expediu ordem de prisão para 140 envolvidos na famigerada “Operação Condor”, responsável pela perseguição, tortura e assassinato de militantes de esquerda e democratas da América Latina. A ação criminosa foi fruto da “cooperação” das ditaduras de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, nos anos 70.

Por iniciativa do promotor Giancarlo Capaldo, do tribunal de Roma, as investigações tiveram início nos anos 90. A anistia promovida durante o período de abertura política do Brasil garantiu o retorno de diversos e valorosos militantes de nossa esquerda à sua pátria, contudo, por flexões impostas pela correlação de forças, também impediu que os algozes da democracia e seus lacaios fossem julgados.

O Brasil é hoje governado pela esquerda em um amplo arco de alianças que sustenta o projeto de desenvolvimento nacional do presidente Lula. Esse avanço de nossa democracia vem trazendo a tona a necessidade de se resgatar a memória de um dos períodos mais obscuros da história de nossa nação. A ação da Justiça italiana vem, portanto, em boa hora. É justiça aos heróis que tombaram lutando para que tivéssemos dias melhores. E a história vai provando que sua luta não foi em vão.

Um comentário :

Petronilo disse...

Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao convite para conhecer o blog e informar que considerei extremamente pertinente a abertura de mais um canal para se acompanhar os mais recentes fatos que ocorrem no nosso Estado. Entretanto, aproveitando o ensejo, sugido a produção de uma avaliação sobre a atual Política de Recursos Humanos da Prefeitura do Natal. Acredito que uma entrevista com a presidente do SINSENAT, a Soraya, ajudaria bastante. A princípio, podemos dizer que a Prefeitura do Natal possui a mais desigual política salarial entre as capitais do pais. Por exemplo, foi publicado do Diário Oficial do Município, no dia 06/12/2007, na página 2, a criação de novos cargos para a prefeitura. Todavia, o quadro de salários previsto é extremamente discutível, diante das exigência de nível de formação superior. Sabe-se que no município existem categorias que recebem salários distintos, não havendo uma uniformização. Exemplo, na mesma lei que criou esses novos cargos um mesmo cargo tem salários diferentes, a única diferença é para qual secretaria o servidor vai ser lotado, como é o caso do Histotiador na SEMURB e do historiador na FUNCARTE. Acho que uma maior divulgação dessa questão nos ajudaria a construir uma gestão pública mais transparente e justa para quem trabalha para a consolidação adiministrativa do município.